FUNDO SOCIAL PRETENDE USAR PALACETE BENTO CARLOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS BENEFICENTES PDF Imprimir E-mail

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, acompanhada do secretário municipal de Comunicação, Luciano Arantes e do diretor de Marketing, Marcelo Krause, esteve visitando na última sexta-feira (15), o Palacete Bento Carlos, localizado na rua 13 de Maio, em frente à praça da Catedral, para conhecer mais detalhes do seu interior, uma vez que ele foi adquirido em 2000, reformado pelo empresário Fernando de Arruda Botelho e que até hoje não havia sido aberto à visitação pública.

 

A intenção, segundo Alice Altomani, é promover eventos para que a população de São Carlos possa conhecer um pouco mais da história da cidade e de seu patrimônio arquitetônico. ”Esse prédio é uma maravilha. Quem entra aqui fica encantado com a sua conservação e a beleza que há em seu interior. Nós queremos que a população também conheça esse Palacete”, afirmou.

 

Alice Altomani adiantou que a intenção é promover em maio um evento beneficente e convidar pessoas interessadas não só em conhecer o Palacete Bento Carlos, mas também em colaborar com o Fundo Social do município e o Instituto Arruda Botelho, que administra o imóvel. “Nós vamos, inclusive, convidar o governador Geraldo Alckimin para participar do evento e nos apoiar nessa iniciativa. Dando certo o primeiro, eu tenho certeza que o Instituto vai permitir que continuemos com essa parceria”, acredita.

 

A primeira-dama também esteve acompanhada das Chefs de Cozinha Ana e Edir Nascimento, responsáveis pelo Restaurante 339, localizado no Broa Golf Resort, que apoiaram a ideia de promover eventos no Palacete Bento Carlos. “Esse sempre foi um sonho do empresário Fernando de Arruda Botelho. Ele queria que as pessoas conhecessem esse local. Agora, através dessa parceria com a Prefeitura Municipal, eu encontrei forças para levarmos adiante esse projeto”, disse a Chef Ana Nascimento.

 

O diretor do Departamento de Marketing da Prefeitura, Marcelo Krause, ficou impressionado com a beleza do imóvel e, principalmente com a sua conservação. “Um espaço desses devia ser aberto à população para que tenha acesso a história da cidade”, reforçou.

 

Para o secretário de Comunicação, Luciano Arantes, a iniciativa é muito importante. “Com essa iniciativa a primeira-dama vai desenvolver uma ação cultural e despertar o lado solidário das pessoas. Vai fazer com que os são-carlenses conheçam melhor a sua história e ao mesmo tempo ajudem outras pessoas”, afirmou Arantes.

 

Palacete Bento Carlos - Localizado na esquina das ruas Treze de Maio e Dona Alexandrina, o palacete eclético, de tendências neoclássicas, foi construído na década de 1890 por Bento Carlos de Arruda Botelho (1841-1896), irmão mais novo do Conde do Pinhal.

 

Fazendeiro na região de São Carlos e investidor da Companhia de Luz Elétrica, Bento Carlos teve importante papel político na região, sendo um partidário republicano muito influente, destacando-se por seu contato com políticos de renome nacional, como Francisco Glicério, Campos Salles e Prudente de Moraes. O político são-carlense foi vereador e presidente da Câmara Municipal.

 

Em meados do século XX o prédio passou a abrigar a Biblioteca Municipal e, depois, parte do Museu de São Carlos. Anos depois, o edifício sediou o posto do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

(15/02/2013)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos