ESPAÇO BRAILLE ATINGE MARCA DE 2 MIL LIVROS PDF Imprimir E-mail
Espaço Braille atinge marca de 2 mil livros para deficientes visuais

O trabalho de inclusão de pessoas com deficiência é uma das prioridades da Prefeitura de São Carlos que tem investido na preparação de profissionais, aquisição de materiais e no trabalho de inclusão. Um dos exemplos é o Espaço Braille. Segundo o censo realizado em 2010 pelo Ministério da Cultura, o Espaço Braille está entre os 9% de bibliotecas municipais que oferecem serviços para deficientes visuais.

O Espaço Braille já atingiu a marca de dois mil livros entre títulos de literatura estrangeira, brasileira, infantil entre outras com linguagem voltada para os deficientes visuais de São Carlos.

Além dos livros em braille, o Espaço também possibilita o acesso a livros falados que consiste em CD’s com literatura gravada em voz alta. Os livros ainda não estão disponíveis para empréstimo, mas os usuários da biblioteca já têm acesso através dos computadores do local. O Espaço Braille possui cem títulos de livros falados que, em breve, estarão disponíveis para empréstimo. “O Espaço Braille é uma conquista da Prefeitura que, além de oferecer livros, também possui um trabalho de inclusão dos deficientes visuais. Este espaço é uma conquista para São Carlos”, ressalta Lourdes Moraes, secretária Municipal de Educação.

Bom exemplo –  O Espaço Braille compartilhou a experiência de seu trabalho como exemplo na 8ª Semana de Biblioteconomia que aconteceu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do dia 9 até o dia 11 de novembro. O bibliotecário responsável pelo Espaço Braille, Márcio Estevo, levou para os participantes do evento as atividades desenvolvidas pela biblioteca e abordou questões relacionadas ao acesso à informação e a inclusão da pessoa com deficiência. Participaram do evento cerca de 70 estudantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. “É fundamental destacar a importância de atrair olhares para as atividades de inclusão da pessoa com deficiência e o benefício das parcerias entre universidade e poder público”, esclarece Márcio.

(10/11/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos