BARBA DOA ÁREA PARA ESTADO NO ZAVAGLIA PDF Imprimir E-mail
6-barba-herman-007_site Barba doa área no Zavaglia para escola do Estado

O prefeito Oswaldo Barba teve uma audiência com o secretário estadual de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwold, na manhã desta quarta-feira (3) na sede da Secretaria em São Paulo. O prefeito apresentou a área do Residencial Deputado José Zavaglia para o Estado construir uma nova escola. O Residencial, com 1 mil casas, que está prestes a ser inaugurado, já tem garantido, pelo governo federal, uma escola de educação  infantil e uma Unidade de Saúde da Família, além de um centro da juventude que será construído em parceria com a ONG Sal da
Terra. O secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura, Rosoé Donato, acompanhou o prefeito.

Barba aproveitou a oportunidade para reafirmar ao secretário Herman sua intenção de cumprir com o protocolo de intenções assinado em abril de 2010, com o então secretário Paulo Renato Souza, e que estabeleceu uma parceria entre Estado e Prefeitura. Enquanto o município ficaria responsável por contratar 62 merendeiras e fornecer merenda para o ensino médio, o Estado se comprometeria a construir 3 novas escolas de ensino fundamental e médio.

Há pelo menos um ano a Prefeitura contratou as merendeiras e passou a fornecer a merenda. O Estado abriu, recentemente, a licitação para construir uma escola no Jardim dos Coqueiros, em terreno doado pelo município, que também já doou área no Cidade Aracy e está providenciando outra no Santa Felícia. “O secretário Herman garantiu que escolas construídas e irá estudar a possibilidade de construir no Zavaglia uma escola maior, para oferecer, além de ensino fundamental, o ensino médio”, explicou o prefeito.

Barba e Herman, que já se conheciam da academia – durante a gestão de Barba como reitor da UFSCar, Herman era vice reitor da UNESP –, também conversaram sobre o programa “A Cidade em Defesa da Vida”, parceria entre a Prefeitura e o hospital Sírio Libanês e que prevê a capacitação de alunos estaduais e municipais para o socorro às vítimas de parada cardiorrespiratória e acidente vascular cerebral. A Prefeitura já recebeu 2.750 bonecos que serão utilizados para as aulas práticas e necessita da adesão dos professores das escolas estaduais – que depois serão os multiplicadores para os alunos – para iniciar os treinamentos. “Esse é um programa muito bonito. O secretário já determinou que sua equipe nos  auxilie no objetivo de capacitar cerca de 30 mil pessoas em nossa cidade”, salienta.

O prefeito também apresentou ao secretário o projeto “Percursos”, desenvolvido pela Fundação Pró-Memória e que mapeou prédios históricos da cidade. Além de constarem em uma publicação, os prédios recebem uma placa na fachada com a explicação de sua importância. Em apenas três prédios a Prefeitura não conseguiu colocar as placas, que sãos as escolas Álvaro Guião, Paulino Carlos e Engênio Franco. “O secretário elogiou nosso projeto e autorizou a instalação das placas”, disse o prefeito.

Emenda – O prefeito Oswaldo Barba também solicitou do secretário informações sobre a liberação dos recursos de uma emenda de 2008, para o orçamento de 2009, no valor de R$ 900 mil que foi indicada pela bancada de deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) para o município de São Carlos. Os recursos serão utilizados em obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Arthur Natalino Deriggi, no Cidade Aracy.

(04/08/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos