ASSISTÊNCIA SOCIAL É TEMA DE DISCUSSÕES PDF Imprimir E-mail
12-pre-conferencia-cidadania-1-site 12-pre-conferencia-cidadania-2-site

Cidade discute assistência social e se prepara para as conferências municipal, estadual e nacional

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou na última semana as pré-conferências de assistência social, momento de discutir, junto à população, propostas importantes para os eventos que acontecem em âmbito municipal, estadual e nacional. As discussões também estiveram voltadas para o aperfeiçoamento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, explica que as pré-conferências mobilizaram integrantes dos conselhos gestores regionais dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), criados a partir de uma lei municipal de autoria do vereador Lineu Navarro, e que representam a população. O principal objetivo dessa primeira fase de discussões foi apresentar temas e propostas que possam trazer melhorias aos serviços relacionados ao SUAS. As pré-conferências permitiram ainda que a população pudesse conhecer o trabalho realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social de cada região de São Carlos, visando trazer melhorias para este serviço na cidade. As regiões são: Cidade Aracy (destaque na foto), Pacaembu, Vila São José, Santa Felícia e Santa Eudóxia.

Com um modelo de gestão participativa, o SUAS articula os esforços e recursos do governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas municipais, estaduais e nacionais. O sistema único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

Em São Carlos, as pré-conferências aconteceram em diferentes regiões da cidade, incluindo o distrito de Santa Eudóxia, momento em que também foi votado, pela população, o conselho gestor do CRAS de cada uma dessas regiões. Segundo a secretária, esses representantes levarão as propostas do município para o Estado e para a Conferência Nacional. “Tanto as pré-conferências quanto as conferências municipais são fundamentais para obter benefícios junto ao SUAS”, ressaltou a secretária. Além disso, as iniciativas de mobilização voltadas para os trabalhadores da assistência social já começaram. “Foi contratada uma consultoria de profissionais da PUC/SP para avaliar os técnicos dos CRAS e dos CREAS e promover a interação entre usuários e trabalhadores”, destacou Rose Mendes.

Suas
As ações do Sistema Único de Assistência Social são organizadas por meio das demandas e necessidades de cada território, principalmente os mais vulneráveis e frágeis, tendo a família como foco. O serviço também possui como características a gestão compartilhada, ser financiado pelos âmbitos municipal, estadual e nacional, de acordo com as atribuições e competências de cada um. Além disso, o SUAS pode ser considerada uma política de recursos humanos, que gera informação, monitoramento e avaliação e conta com a participação da sociedade civil.

(25/07/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos