Dia no Parque PDF Imprimir E-mail
6-Passeio-Parque-Ecologico-siteAlunos do Espaço Braille visitam Parque Ecológico

Os alunos do curso de Orientação e Mobilidade oferecido pelo Espaço Braille, que pertence à Prefeitura de São Carlos e é mantido pela Secretaria Municipal de Educação, encerraram o semestre com um passeio ao Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” que aconteceu na semana passada.

Os alunos puderam conhecer algumas espécies e um pouco mais sobre a preservação da fauna e da flora, também conheceram o berçário, ouviram atentamente a descrição do Parque e dos animais, puderam tocar alguns animais e aprender diversas curiosidades sobre suas principais características, inclusive por meio de placas em Braille fixadas no local.

Segundo Adriane Ackermann Henrique, professora de Orientação e Mobilidade, o passeio foi uma rica aula em que os alunos puderam conhecer o espaço e aprender sobre Educação Ambiental. Atividades como estas são importantes para que as pessoas com deficiência visual ampliem o seu repertório e construam a sua realidade baseadas em suas experiências perceptivas.

O Parque Ecológico, além de ser um dos únicos zoológicos do país especializado em manejo de fauna da América do Sul, priorizando a preservação de espécies ameaçadas de extinção, conta com algumas iniciativas voltadas para a acessibilidade e visitas orientadas, que podem ser agendadas previamente.

Espaço Braille
O Espaço Braille, Biblioteca Pública Municipal vinculada ao SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas) e Secretaria Municipal de Educação oferece às pessoas com deficiência visual diversas atividades educacionais e inclusivas. Em conjunto com a Divisão de Educação Especial, também da SME (Secretaria Municipal de Educação), são oferecidas aulas de Orientação e Mobilidade e cursos como os de Soroban e de Braille, às pessoas com deficiência visual, professores, estudantes, familiares e demais interessados.

O Espaço conta com um rico acervo de livros em Braille, lupa eletrônica, computadores com programas adaptados para o uso dos estudantes com deficiência visual, impressoras em Braille e outros materiais didáticos especiais.

(19/07/2011)


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