SÃO CARLOS SEDIA A 4ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PDF Imprimir E-mail
Nesta quinta-feira (14), São Carlos irá sediar a 4ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento é uma parceria da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-SP) e o Governo do Estado de São Paulo. A conferência, que será realizada a partir das 13h, no auditório do Paço Municipal, tem como objetivo promover a construção de um documento base com as diretrizes para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento é uma oportunidade para que a sociedade participe do processo de construção da política de promoção da segurança alimentar e nutricional do Estado e do País.

O evento oferecerá palestras e discussões sobre o tema, apontando as conquistas de cada município no que diz respeito à alimentação, visando também solucionar possíveis desafios, preparando para as etapas estadual (que deve acontecer em São Paulo) e nacional (em Salvador). O público alvo são nutricionistas e representantes da área de 26 municípios do Estado, incluindo São Carlos e região.

Todas as etapas que antecedem o evento de âmbito nacional constituem-se numa importante referência no processo de implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e na efetivação dos instrumentos previstos no Decreto n° 7.272, de 25 de agosto de 2010. O documento institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e prevê o prazo de um ano para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

As discussões obtidas durante a conferência atuarão ainda em um processo de formação e capacitação da sociedade e do governo, envolvidos em sua implementação, dada a sua capacidade mobilizadora e propositiva.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, enfatiza a relevância de sediar um evento que discutirá questões tão relevantes para a área de segurança alimentar e nutricional, destacando ainda que São Carlos é referência em segurança alimentar, além já ter sido premiada por oferecer merenda de qualidade a todos os alunos, bem como, um cardápio diversificado, incluindo peixes e produtos lácteos (as crianças com intolerância à lactose, por exemplo, recebem proteína de soja), entre outros diferenciais. Atualmente, a Prefeitura oferece cerca de 60 mil refeições diárias entre principal (almoço) e complementares (café da manhã e lanche da tarde) em mais de 100 locais, entre escolas municipais e estaduais e entidades. A Secretaria de Agricultura realiza ainda constantes treinamentos às merendeiras e projetos sobre alimentação, envolvendo também as crianças.

O prêmio recebido (Gestor Eficiente da Merenda Escolar na categoria Desenvolvimento Local) foi entregue em 2009 e avaliou as boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacando os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis no setor.

(12/07/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos