PAÇO MUNICIPAL RECEBE EXPOSIÇÃO DA REVOLUÇÃO DE 32 PDF Imprimir E-mail
O Museu de São Carlos, gerenciado pela Coordenadoria de Artes e Cultura, realiza até o dia 26 de agosto, no Paço Municipal, uma exposição de fotos e objetos da Revolução Constitucionalista de 1932.

A exposição aborda o tema da Revolução de 1932 que foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho a outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo visava à derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia que os estados conservavam durante a vigência da Constituição de 1891.

A participação dos são-carlenses na Revolução pode ser encontrada em mais de 400 fotos e objetos como capacetes, fardas e utensílios domésticos.

Os registros fotográficos mostram soldados perfilados, a partida da tropa embarcada nos trens da estação e o dia a dia do pronto-socorro de campanha. A maior parte desse acervo foi doado por familiares ou pelos próprios participantes da revolta paulista. A exposição no Paço Municipal conta com 34 fotos, além dos objetos. O acervo completo está no Museu São Carlos disponibilizado para pesquisa a toda população.

Assim como muitos dos municípios do interior paulista, São Carlos participou ativamente desta Revolução. No primeiro dia do levante, 9 de julho, o prefeito em exercício, Antonio Militão de Lima, convocou os moradores para se alistarem voluntariamente nas tropas paulistas. O lema era: “Alistem-se em prol da bandeira constitucionalista de São Paulo”.

Dos 60 mil voluntários que participaram da Revolução de 32, aproximadamente 568 eram são-carlenses. Destes, morreram quatro em combate: Alípio Benedicto, Benedicto da Silva, Modesto Santinna e Luiz Rohrer, os quais estarão sempre presentes na memória da população.

Segundo Telma Olivieri, Coordenadora de Artes e Cultura, “esta exposição traz a comunidade um pouco da memória que a cidade tem em uma instituição que desde 2001 vem sendo valorizada por meio de investimento em sua modernização e disponibilização cada vez maior à população, sendo que o acervo da Revolução de 1932 é um desses casos”, declara.

A exposição fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Paço Municipal, localizado na rua Episcopal, nº 1575, centro. Mais informações através do e-mail cultura@saocarlos.sp.gov.br ou do telefone (16) 3373-2708.


(12/07/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos