CONFERÊNCIA DISCUTE PLANO DE SANEAMENTO PDF Imprimir E-mail
6-Conferencia-Meio-Ambiente-4-siteConferência de Meio Ambiente amplia debate sobre Plano Municipal de Saneamento

O vice-prefeito Emerson Leal participou, na noite de segunda-feira (27), no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, da abertura da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e reunião temática do Orçamento Participativo.

O tema da conferência é a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a sua inserção no Plano Municipal de Saneamento. “São Carlos tem adotado iniciativas que auxiliam no descarte correto dos resíduos sólidos”, comentou o vice-prefeito durante o seu discurso.

Ele destacou que o município opera com quatro Ecopontos e a administração do prefeito Oswaldo Barba pretende inaugurar mais quatro unidades. Segundo Leal, a conferência ajuda na construção do Plano Municipal de Saneamento, que abrange aspectos como o abastecimento de água, o sistema de recolhimento e tratamento de esgoto e da coleta e tratamento adequado do lixo urbano, em São Carlos, nos próximos anos.

“O plano começou a ser debatido em agosto de 2010 e junto com a população, por meio das audiências públicas, construímos propostas para que a cidade cresça com sustentabilidade”, afirma.

O deputado federal Newton Lima também participou da conferência. Segundo ele, a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no ano passado, pelo ex-presidente Lula, representou um grande avanço. “O plano determina que Estados e municípios estabeleçam diretrizes para o manejo do lixo e, ao longo dos anos, São Carlos tem trilhado esse caminho constituindo uma política de descarte responsável de resíduos”, comenta.

Na noite de terça-feira (28), ocorreram discussões temáticas sobre resíduos sólidos e domiciliares, construção civil, recicláveis e especiais. Durante o evento, a coordenadoria do Orçamento Participativo apresentou as demandas executadas relativas ao meio ambiente e recolheu sugestões de ações a serem realizadas a longo prazo. Também foram eleitos dois conselheiros e um delegado temático.

Participaram da Conferência o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini, o presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Eduardo Cotrim, o professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP, Valdir Schalch, o vereador Lineu Navarro, autor da lei que criou a Conferência Municipal e Geria Montanar, coordenadora do Orçamento Participativo e Relações Governo-Comunidade.


(28/06/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos