BARBA FAZ A ABERTURA DO CURSO “TECENDO A REDE E CONSTRUINDO A CIDADANIA DAS MULHERES”
BARBA FAZ A ABERTURA DO CURSO “TECENDO A REDE E CONSTRUINDO A CIDADANIA DAS MULHERES” PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba participou, nesta sexta-feira (3), da abertura do curso que visa formar profissionais para atuarem no enfrentamento à violência contra a mulher, oferecido a profissionais de São Carlos e região. O evento foi realizado no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, e também recebeu a presença da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, da diretora de Divisão de Políticas para as Mulheres do município, Raquel Auxiliadora, da chefe da Divisão de Artes Visuais, Lívia Dotto Martucci e da vereadora Laíde Simões.

Segundo o prefeito Barba, projetos e programas que possam ajudar a reduzir a violência (neste caso, contra a mulher) devem ser prioridade na administração municipal. Destacou ser motivo de orgulho ter conseguido, em sua gestão, estruturar uma divisão de políticas voltadas especialmente às mulheres, entre outros programas que buscam protegê-las. Mas diz não descartar o número de casos de violência existentes na cidade. “São Carlos pode ser considerado referência nessa área, com o auxílio, por exemplo, da UFSCar – que tem o Laprev, laboratório que visa cuidar da vítima e do agressor – mas mesmo assim sabemos que a violência existe. Sem falar dos casos que não são denunciados”, disse. Segundo ele, ainda existe muito medo por trás desse problema, referindo-se aos casos de agressão que não chegam a ser denunciados.

Lembrança
Rose Mendes, em sua fala, homenageou a jovem de 29 anos, Elaine Cristina Assandre, que recentemente foi morta e queimada pelo ex-marido, em São Carlos. Ressaltou ainda necessidade de que a população denuncie os casos de violência, já que esse ato pode ser feito anonimamente. “Devemos fazer a nossa parte, agir contra esses crimes, pois, apesar de todo o avanço, ainda há muito que evoluir em serviços que atendem mulheres vítimas de violência em todo o país”, acrescentou.

Na opinião da vereadora Laíde, a Lei Maria da Penha - que insere procedimentos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher - só irá funcionar com eficiência junto à conscientização da sociedade. “Somente se a sociedade considerar o tema enfrentamento à violência contra a mulher como prioridade é que reduziremos significativamente esses crimes”, apontou a vereadora.  

Exposição
Fotografias, gravuras e arte sobre tela ilustrarão a violência contra a mulher no saguão do Paço Municipal, na Prefeitura de São Carlos, durante todo o mês de junho. Inaugurada na sexta-feira (3), a exposição também contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, que ressaltou a sensibilidade das cenas expostas, representações do cotidiano de muitas brasileiras.  A exposição “16 x Arte - Pelo fim da violência contra a mulher” está sendo realizada pela Coordenadoria de Artes e Cultura e da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Instituto Sou da Paz e Imagem, ambos de São Paulo.

(03/06/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos