Acervo japonês PDF Imprimir E-mail
Pró-Memória inicia campanha para organizar acervo japonês

A Fundação Pró-Memória de São Carlos iniciou a campanha “A presença japonesa em São Carlos”, que visa estimular a doação para a Fundação de documentos, registros fotográficos, objetos de decoração, utensílios domésticos, brinquedos, peças de vestuário, livros e diários.

A campanha integra uma etapa do projeto “Valorizar a Cultura Nipo-Brasileira na Cidade, na sua História e Tradição”, em execução desde 2010.

Todos os materiais recebidos serão analisados, e os que forem incorporados ao acervo serão devidamente higienizados e armazenados corretamente. Já as fotografias e documentos pessoais serão digitalizados e devolvidos ao responsável.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, é necessário o auxílio das pessoas na doação de documentos e objetos para que seja contada a história da comunidade japonesa em São Carlos. Todo material recebido será utilizado na montagem de uma exposição que seja capaz de revelar as artes, as tradições e as contribuições do povo japonês à cultura brasileira.

“Essa exposição irá proporcionar às futuras gerações o conhecimento da participação dos japoneses no processo de construção de nossa cidade, onde reunirá as lembranças do Japão, dos familiares que ficaram por lá, das viagens até o Brasil, dos primeiros anos no país, cartas, fotografias, que contarão a história dessas famílias no Brasil. Após a finalização do projeto todo o acervo constituirá um fundo dedicado às famílias japonesas que ficará disponível para consulta no Arquivo Público e Histórico da cidade sob responsabilidade da Fundação Pró-Memória de São Carlos”, explica Ana.

Para realizar a doação, os interessados devem comparecer na Fundação Pró-Memória (Praça Antônio Prado s/n), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3373-2709.

Sobre o Projeto
Em 2010, o projeto “Valorizar a Cultura Nipo-Brasileira na Cidade, sua História e Tradição”, proposto pela Fundação Pró-Memória de São Carlos, foi contemplado com recursos do Ministério da Justiça por meio da Secretaria do Direito e Econômico e Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Atualmente, o projeto está em execução e seu término está previsto para novembro de 2011.

O projeto pretende valorizar a cultura nipo-brasileira na cidade, sua história e suas tradições, estimulando a iniciativa de rearticulação da comunidade que está em curso, desde 2005. Nesse sentido, a recuperação da memória e da história da comunidade japonesa de São Carlos amplia o conhecimento e intensifica o interesse por este grupo étnico, auxiliando-o em sua organização e na divulgação de sua cultura e história para todos os são-carlenses. Da mesma forma, o desenvolvimento do projeto intensifica a articulação da comunidade nipo-brasileira local, estimulando seu reconhecimento como agente da história, ressaltando suas contribuições para a cultura, economia, sociedade e ciências em São Carlos.

Essa iniciativa atrai o interesse de outras etnias na recuperação de suas heranças culturais e de sua participação na formação do município, permitindo que a população estabeleça uma atitude mais construtiva em relação à sua própria história.

(24/05/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos