Arte primitivista PDF Imprimir E-mail
Prefeitura organiza exposição de arte primitivista ou Naif

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, oferece até o dia 3 de julho uma exposição com amostras da arte primitivista ou Naif. A exposição chamada “Alex dos Santos: um trabalhador incansável” está sendo realizada no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”. A curadoria da exposição é de Evandro Nicolau, educador do Museu de Arte Contemporânea da USP, em São Paulo.

O trabalho do artista Alex dos Santos tem sido reconhecido em todo o Brasil e suas obras estão em acervos públicos como o Memorial da América Latina, em São Paulo, o Museu de Arte de Ribeirão Preto, o Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, entre outros. Atualmente, seu trabalho tem sido foco de interesse de colecionadores da arte primitivista ou Naif, também conhecida como a arte da espontaneidade, da criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola nem orientação. No entanto, sua obra vai além dessas formas de manifestação artística, e se insere nos universos da arte contemporânea.

A exposição pretende reconhecer o trabalho exposto como uma força propulsora de transformação de vida e motivação para a busca em prosperar. O objetivo é criar um livro/catálogo da exposição, levando-a, inclusive, para outras localidades.

O artista
Alex dos Santos é um artista de 29 anos, que vive em Jaboticabal. Filho mais novo de uma família de dez irmãos, mora na periferia da cidade, e tem atuado na arte há cerca de 15 anos.

Curadoria
Evandro Nicolau atua como artista e curador de exposições. É formado em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo. Mestre em Estética e História da Arte pela USP, no Programa Interunidades ECA- USP.

(13/05/2011)

Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos