BARBA LANÇA PRÊMIO MERCOCIDADES NA ARGENTINA PDF Imprimir E-mail

Barba lança Prêmio Mercocidades em evento na Argentina

O prefeito Oswaldo Barba participa do 1º Encontro de Cidades e Universidades da Associação de Universidades, do Grupo Montevidéu (AUGM), em Santa Fé, Argentina, que começou nesta quinta-feira (28) e termina nesta sexta (29). O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, também participa do encontro. O Assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de São Carlos, Emiliano Saran Azevedo, acompanha o prefeito.

A AUGM é rede de universidades públicas da região Sul da América Latina, que trabalha pela integração e cooperação regional educativa, em defesa da educação pública superior. A Associação foi criada em 1991 e UFSCar é integrante.

O 1º Encontro de Cidades e Universidades em Santa Fé pretende melhorar e ampliar o intercâmbio das universidades com as cidades. Na abertura do evento, além do prefeito de São Carlos e do reitor da UFSCar, também estavam o prefeito de Santa Fé, Mário Barletta, o presidente da AUGM e reitor da Universidade de Rosário, Dario Maiorana, o reitor da Universidade Nacional do Litoral, Albor Cantard, entre outros reitores e prefeitos que integram AUGM.

O prefeito Oswaldo Barba fez uma apresentação sobre os projetos e parcerias da Prefeitura de São Carlos com as universidades do município. “Apresentei para os participantes do Encontro as experiências de sucesso de São Carlos”, explica o prefeito Oswaldo Barba, lembrando que desde a gestão do então prefeito Newton Lima a cidade desenvolve uma série de parcerias com as universidades.

“Como ex-reitor e prefeito posso atestar que a parceria entre universidade e prefeitura somente proporciona benefícios, para a própria universidade, que pode colocar em prática suas pesquisas, e para a população, que recebe os benefícios diretamente”, enfatizou.

Barba discorreu, durante sua apresentação, sobre experiências como a realização, pela UFSCar, do Mapa da Pobreza, que traçou os principais bolsões de pobreza do município e que permitiu a ação específica da Prefeitura. Falou sobre a criação do Centro Integrado de Turismo com a Unicep, parceria que impulsionou o desenvolvimento do turismo na cidade e sobre a realização da pesquisa Origem-Destino, que fez um diagnóstico completo da mobilidade em São Carlos.

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto, projeta pela USP, e do Hospital-Escola Municipal também foram outros exemplos citados pelo prefeito, sem contar a RedeSanca e a Cidade da Energia, também apresentados como parcerias com a UFSCar.

Prêmio Mercocidades
Durante o Encontro, o prefeito Oswaldo Barba lançou oficialmente o Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia 2011 da Rede Mercocidades. A elaboração do edital e a organização do prêmio estavam sob a responsabilidade da Prefeitura de São Carlos, já que ela é a coordenadora da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação da Rede Mercocidades.

O prêmio será atribuído ao pesquisador cujo trabalho contribuir efetivamente para a solução de um problema relevante em uma das cidades integrantes da Rede Mercocidades. “A solução também precisa ter a possibilidade de ser desenvolvida em outra cidade”, explica o prefeito. Os vencedores ganharão, além de honrarias e diplomas, uma importância em dinheiro que vai de R$ 10 mil para o primeiro lugar a R$ 3 mil para o terceiro colocado. Para se inscrever os interessados têm até o dia 20 de julho deste ano. Os concorrentes serão inscritos pelas Prefeituras, que irão selecionar 3 trabalhos a serem enviados para a Comissão Julgadora. O edital completo estará no site da Prefeitura de São Carlos nos próximos dias.

(28/04/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos