AMESC: CIDADES DISCUTEM ESTATUTO PDF Imprimir E-mail
Amesc-0-site Amesc-1-site

Barba e Newton discutem estatuto da Amesc com prefeitos da região


O prefeito de São Carlos Oswaldo Barba e o deputado federal Newton Lima se reuniram na manhã desta segunda-feira (25) com prefeitos da região para apresentar o estatuto que prevê a criação da Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos (Amesc). O solenidade para o lançamento oficial da Amesc deverá ocorrer em um mês.

Além do prefeito de São Carlos e do deputado, participaram do encontro os prefeitos de Analândia (Luiz Antônio Garbuio), Brotas (Antonio Salla), Descalvado (Luís Antonio Panone), Dourado (Edmur Buzzá) e Porto Ferreira (Maurício Rasi). O assessor de gabinete da prefeitura de Dois Córregos, Admir Pereti, representou o prefeito Luiz Antônio Nais.

A apresentação do estatuto foi uma oportunidade para os participantes propor alterações e levantar dúvidas sobre o conteúdo do estatuto.  As mudanças sugeridas pelos prefeitos foram aprovadas e serão incorporadas a uma nova versão do documento. “Hoje demos mais um passo na concepção da Amesc, com a aprovação das modificações do estatuto pelos prefeitos participantes. Certamente a associação irá alavancar a captação de recursos para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou Newton Lima.

Entre as áreas que poderão ser beneficiadas com a constituição da Amesc está a Educação. O prefeito Oswaldo Barba observou que a associação irá trabalhar na orientação dos municípios para a elaboração do Plano Municipal de Educação, que visa integrar às políticas públicas das cidades as metas e estratégias de suas ações na educação escolar. “A Amesc representa um importante passo na organização dos municípios da região central”, acredita Barba.

O próximo passo para criação da associação será definir a participação das Câmaras neste processo. Caso a participação efetiva de vereadores no Conselho Consultivo não seja autorizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) – conforme levantado pelo prefeito Luís Antonio Panone, o deputado Newton Lima irá procurar os presidentes do Legislativo das cidades envolvidas para propor a criação de um Parlamento Regional que poderá contribuir com a viabilização dos consórcios municipais.

Sobre a Amesc
O principal objetivo da associação é diagnosticar problemas que possam impedir o crescimento regional, tendo como foco o desenvolvimento de áreas como a Saúde, Segurança, Educação, Turismo e Desenvolvimento Industrial. A partir dessa detecção, a Amesc irá viabilizar a constituição de consórcios intermunicipais para realização de objetivos de interesse comum.

Também participaram do encontro o vice-prefeito de São Carlos, Emerson Leal; o assessor de Relações Institucionais e Internacionais da prefeitura de São Carlos, Emiliano Saran Azevedo; e o diretor do Departamento de Negócios Jurídicos da prefeitura de São Carlos, José Renato Prado.


Amesc irá lutar pela Foxconn
Durante o encontro que discutiu o estatuto da Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos (Amesc), o deputado federal Newton Lima propôs aos prefeitos participantes a realização de uma audiência com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, para reforçar o interesse da região em sediar a fábrica da Foxconn que será instalada no Brasil.

“A empresa irá gerar 100 mil empregos diretos. Nossa região tem competência tecnológica para receber esse investimento. Temos infraestrutura logística com rodovias, ferrovia, infovia, gate de gás, etc. Apenas precisamos ampliar o que já temos;  nosso conjunto de equipamentos públicos e privados certamente poderá ajudar a região a acolher um complexo industrial nas dimensões que a Foxconn irá exigir”, assegurou o deputado.

(25/04/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos