Cuidadores especiais PDF Imprimir E-mail
Cuidadores de doentes recebem atenção especial da Prefeitura

Nesta quarta, nutricionista da Secretaria de Agricultura fez palestra sobre alimentação saudável para 30 Cuidadores

As pessoas responsáveis pelo acompanhamento de pacientes com internação domiciliar – conhecidos como Cuidadores e que na maioria dos casos é um familiar do doente – foram recebidas nesta quarta-feira (13) no Centro Municipal de Especialidades (CEME) para acompanhar uma palestra sobre alimentação saudável.

A nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de São Carlos, Camila Rigolão, ministrou a palestra para cerca de 30 Cuidadores.

Com um exemplo simples, Camila comparou os diferentes tipos de alimentos a combustíveis que podem ser bons ou ruins para o organismo. Destacando a importância de modificar os maus hábitos alimentares, a nutricionista salientou a necessidade de fazer cinco ou seis refeições ao dia, apresentou a pirâmide alimentar que mostra a quantidade correta e os tipos de alimentos que devem ser consumidos para uma alimentação saudável, também falou sobre a importância de praticar exercícios físicos e de ingerir água, além de ensinar a calcular o índice de massa corporal.

A repercussão sobre o tema foi imediata e durante a palestra vários Cuidadores perguntaram a Camila sobre a melhor maneira de se produzir refeições sem que os alimentos percam os nutrientes e também sobre os seus hábitos alimentares.

No final do encontro, os participantes agradeceram a palestrante e participaram de um café da manhã. A data do próximo encontro foi marcada para o próximo dia 27, às 7h30.

Os Cuidadores
Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, o encontro com os Cuidadores é uma das ações desenvolvida pelo Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). Para que o Cuidador não tenha uma sobrecarga de responsabilidades em função da dedicação exclusiva ao paciente, são realizados encontros no Centro Municipal de Especialidades com palestras, dinâmicas e até atividades de lazer.

O objetivo é promover uma interação com as equipes de saúde, através de atividades descontraídas, já que muitos Cuidadores dedicam atenção exclusiva ao doente, em alguns casos a dedicação é de 24 horas por dia, o que podem provocar o aparecimento de diversas doenças, especialmente doenças emocionais.

(13/04/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos