Mês ao autismo |
Rede Municipal dedica mês à conscientização do autismo
O dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e as escolas da Rede Municipal de São Carlos estão realizando um trabalho com alunos e professores por meio de atividades voltadas para esta conscientização durante todo o mês. A Rede possui 14 alunos autistas ou com hipótese de autismo diagnosticado, sendo 9 pertencentes ao Ensino Fundamental e 5 da Educação Infantil. A Prefeitura, por meio da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou 60 panfletos informativos e cópias da cartilha “Somos Todos Diferentes” – material que explica sobre o autismo de forma didática. Entre as escolas que trabalharam o autismo estão os CEMEI’s Maria Consuelo Brandão Tolentino (Antenor Garcia), Dr. Gildenei Carreri (Santa Angelina), Amélia Botta (Arnon de Mello), Ruth Bloem (Vila Carmem) e Juliana Peres (Jardim Bandeirantes). Já no CEMEI Octávio de Moura (Cruzeiro do Sul), cerca de 100 alunos trabalharam com o livro "Tudo Bem Ser Diferente", sugerido pela professora de educação especial da unidade, Maira Martins de Oliveira Tezori, e, a partir da leitura, outras atividades foram surgindo como roda de conversa, desenhos e cartazes. “As crianças puderam trabalhar a questão da diferença e entender que ser diferente não é problema. Também foi possível despertar, através das atividades, a solidariedade nos alunos”, esclarece a diretora do CEMEI Octávio de Moura, Naila Feijó Ramos. Atendimento A Rede Municipal conta com recursos para atender aos alunos com deficiência, além das 17 salas de recursos multifuncionais disponíveis nas escolas de São Carlos, mais 3 estão em fase de construção e finalização. A Prefeitura também tem estabelecido um convênio com a APAE. Sobre o autismo O autismo é uma síndrome que apresenta comprometimentos em três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a sociabilização e a imaginação. O autista tem dificuldade para utilizar de forma coerente todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal. (12/04/2011) Compartilhe essa informação |