PREFEITURA ORGANIZA CURSO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail
economia-solidaria-siteSão Carlos sedia o 2º Curso em Economia Solidária do estado de São Paulo

A Prefeitura de São Carlos organiza o 2º módulo do Curso do Centro de Formação em Economia Solidária do Estado de São Paulo que acontece de hoje (24) até 26 de fevereiro, no Centro Público de Eonomia Solidária Herbert de Souza – Betinho.

Participarão do evento, representantes de 21 municipios do estado: Andradina, Araçatuba,  Araraquara, Arthur Nogueira, Campinas, Cananéia, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Hortolândia, Jales, Osasco, Paranapiacaba, Registro, Rio Claro, Santa Fé do Sul, Santo André, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo e Votuporanga.

Os Centros de Formação em Economia Solidária ou CFES, são espaços de implementação da política nacional de formação em economia solidária, a partir da experiência acumulada nesta área. Existem cinco Centros de Formação em Economia Solidária no Brasil, um para cada região do país. A sede da região sudeste é em Belo Horizonte/MG.

Trata-se de uma Politica Pública desenvolvida pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministerio de Trabalho e Emprego e executada pelo Instituto Marista.
O objetivo é garantir um processo estruturado e sistemático de formação para o público alvo em trabalhadores/as de empreendimentos, educadores populares, gestores/as públicos/as e membros de conselhos de políticas públicas para atuação em Economia Solidária, visando a produção, multiplicação e disseminação de conhecimentos e inovações metodológicas e tecnológicas apropriadas ao desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários.

Os módulos do curso estadual tiveram início em novembro de 2010 na cidade de Hortolândia, com o tema “Educação Popular”. O segundo módulo em São Carlos, desenvolverá a temática “Participação Política e Desenvolvimento Humano”, e contará com a assessoria da formadora Sabrina Moreira Amaral, do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio, que coordenará o debate sobre processo de consciência.

Ao todo serão realizados quatro módulos. Os próximos serão realizados em Cananéia e Guararema, com os temas “Comercialização e Desenvolvimento de Produtos” e “Gestão e Planejamento Administrativo e Financeiro”, respectivamente.

O objetivo final do curso é construir uma proposta de Projeto Político Pedagógico de formação em Economia Solidária, assim como a sistematização desta construção, que será uma contribuição ao CFES Nacional, que discutirá uma diretriz de formação para a Economia Solidária em todo o país.


Programação do curso estadual CFES-SP. 2º Módulo

Tema: Participação política e desenvolvimento humano

Diretrizes: para o primeiro dia: palestrante e debate sobre o tema (Curso: Processo de Consciência); para o segundo dia: apresentação de experiências concretas de formação de participantes curso; para o terceiro dia: reunião dos Gts PPP e sistematização.

Curso estadual CFES-SP . II Módulo . São Carlos

Primeiro Dia (24/02)

09h-10h Acolhida (Diogo), breve dinâmica de apresentação (Cida Reis), retomada dos contratos (Valdir), introdução do dia (Renato).

10h Início da Atividade

13h Almoço

14h Volta das atividades

16h-16h20 Intervalo

18h Encerramento da atividade do dia

19h Jantar

Segundo Dia (25/02)

09h início das atividades

13h Almoço

14h Volta das atividades

14h Relato de experiências

14h-15h40 a) Croiolê (Isabel)

15h40-16h Intervalo

16h-17h40 b) Incubadora pública Diadema (Helena)

18h Encerramento da atividade do dia

19h Jantar

Terceiro Dia (26/02)

09h reunião dos Gts

 

13h Almoço

14h socialização das discussões e propostas e encaminhamentos para os demais módulos

17h Encerramento do módulo


(24/02/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos