SÃO CARLOS SEDIA SEMINÁRIO SOBRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
SÃO CARLOS SEDIA SEMINÁRIO SOBRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PDF Imprimir E-mail
OP-site Nos próximos dias 18, 19 e 20, São Carlos irá sediar o Seminário rePensando o OP que contará com a participação de várias cidades do Estado de São Paulo e de representantes de Minas Gerais e Bahia. O encontro contará com a participação de aproximadamente 100 pessoas que estarão representando municípios e trazendo ou buscando experiências sobre o Orçamento Participativo.

Entre as cidades inscritas estão Araraquara, Bauru, Campo Limpo, Dobrada, Guarulhos, Ipatinga (MG), Lauro de Freitas (BA), Jacareí, Suzano, São Paulo, São Vicente, entre outras, cada cidade tem direito de inscrever 5 representantes que poderão votar e participar do evento.

A programação do Seminário irá contar com palestrante do Instituto Paulo Freire que irá abordar o tema “Democratização do OP” e fará uma síntese sobre as dificuldades e desafios das localidades que já tem o OP instituído e consolidado, as que estão iniciando o movimento e as que ainda querem implantar. A palestra será enriquecida com o principal mote do encontro que é a troca de experiência entre as cidades.

O Seminário rePensando o OP é uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos, a Rede Brasileira de Orçamento Participativo e o Fórum Paulista de Participação Popular, que acontece desde 2001 e tem como objetivo possibilitar a troca de experiência e a capacitação de pessoas envolvidas com diferentes modelos de OP, sejam elas pertencentes a sociedade civil ou ao poder público. O Seminário também pretende avaliar e sistematizar experiências de OP em curso no Estado de São Paulo, além de estimular a participação popular.

“É muito importante esta troca de experiências este é o principal tema do seminário” explica Geria Montanar Franco, coordenadora do Orçamento Participativo de São Carlos.

A programação completa do Seminário rePensando o OP pode ser acessada no site www.saocarlos.sp.gov.br.

Participantes
O Seminário é aberto para toda a população e contará com diversos movimentos sociais que mandarão representantes, entre os movimentos que terão participação atuante no evento está o Movimento de Resistência do Orçamento Participativo da Cidade de São Paulo que, mesmo sem o OP pertencer ao município, os representantes do movimento levam as demandas da população à Câmara dos Vereadores como emenda parlamentar. Outros representantes de movimentos sociais que estarão no evento são associação de moradores, movimento hip hop, assentamento de São Carlos, entre outros. 

(16/02/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos