BAYER E PREFEITURA REALIZAM AÇÃO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail
Bayer e Prefeitura realizam ação ambiental em prol de córrego no São Carlos 8

A Bayer e a Prefeitura de São Carlos realizaram, na manhã desta sexta-feira (28), o plantio de 183 mudas de árvores nativas com o objetivo de recuperar a mata ciliar localizada às margens do córrego Ponte de Tábua, entre os bairros São Carlos 8, Jardim dos Coqueiros e Astolpho Luiz do Prado.

A ação faz parte da compensação das emissões de CO² (gás carbônico) referentes à última edição do programa Bayer Jovens Empreendedores Ambientais, que reconhece o envolvimento de estudantes em projetos socioambientais.

O presidente da Bayer no Brasil, Theo Van Der Loo, esteve presente ao evento e foi recebido pelo prefeito Oswaldo Barba e pelo coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini. Também houve a participação de Samuel Gondim e Amanda Baldochi, que venceram o prêmio em 2010. O primeiro elaborou uma metodologia para inventariar a emissão de gases causadores do efeito estufa. Amanda estuda a qualidade da água e a integridade biológica dos córregos que abastecem São Carlos.
Mancini explicou que a recuperação dos córregos é fundamental, pois são importantes para o abastecimento do município. “São Carlos tem aproximadamente 100 nascentes na área urbana e 700 na área rural. As nascentes do Feijão e do Monjolinho são responsáveis pelo abastecimento de água para 150 mil pessoas, por isso precisamos preservá-las e recuperá-las”, observa.

O presidente da Bayer afirmou que o grupo tem se preocupado em apresentar inovação tecnológica e pesquisa que se revertam à preservação ambiental. “O programa Bayer Jovens Empreendedores tem o propósito de fortalecer e formar lideranças para as questões ambientais”, destaca.

Ações da Prefeitura
O prefeito Oswaldo Barba cumprimentou a iniciativa da Bayer ressaltando que o município está propenso a realizar novas parcerias relacionadas à preservação do meio ambiente no futuro com a empresa.

Barba citou algumas iniciativas da Prefeitura, que contribuem para conscientizar a população sobre preservação ambiental. “A Prefeitura estimula a participação dos são-carlenses com programas como o IPTU Verde, que concede descontos a quem mantém árvores nas calçadas e áreas permeáveis nas residências, além do Disque Árvore, que promove a doação de espécies nativas e frutíferas aos interessados”, recorda.

Os dois programas já beneficiaram cerca de 6 mil pessoas cada. O prefeito explicou que a cidade consegue reaproveitar 30% dos entulhos gerados na construção civil com a Usina de Reciclagem da Prohab. São Carlos produz entre 350 e 450 toneladas de entulho por dia.

O plantio das espécies nativas aconteceu em uma área de 1.500 m². Incluiu mudas de mais de 30 espécies, o que garante a diversidade necessária para a mata ciliar. O córrego é afluente do Monjolinho e sem a mata ciliar a entrada de lixo pode contaminar a região e diminuir a qualidade da água utilizada no abastecimento.



(28/01/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos