HORTA ORGÂNICA PRODUZ 7,7 TONELADAS EM 2010 PDF Imprimir E-mail



Horta Orgânica produz 7,7 toneladas de legumes em 2010

A Horta Orgânica Solidária, um projeto que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, e a parceria da Apasc (Associação para Proteção Ambiental de São Carlos) atingiu a produção de 7,7 toneladas de legumes no ano passado. Entre pés e maços de hortaliças como alface, salsão, almeirão, couve e outros, a horta produziu mais de 49 mil unidades.

A compostagem de lixo orgânico atingiu a produção de 43 toneladas no ano. O adubo foi distribuído às hortas mantidas pela Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), Assentamento Santa Helena, departamentos e secretarias da Prefeitura.

Esse projeto é desenvolvido pela empresa Aliança Orgânica, em parceria com a Embrapa Instrumentação de São Carlos, que reduz em 50% o tempo de compostagem do lixo orgânico e ajuda a aumentar o tempo de vida útil dos aterros sanitários. O lixo orgânico é recebido de bares e restaurantes da cidade. “Produzir adubo por meio do lixo orgânico representa um ganho significativo à preservação do meio ambiente”, observa o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini.

Ele comemora os resultados obtidos por meio da produção da horta, que se tornou, ao longo do tempo, exemplo na difusão das técnicas agrícolas utilizadas pelos cinco funcionários, sendo três deles adolescentes, que são recrutados por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. “Inúmeras entidades e segmentos da população nos procuram para obter informações sobre produção orgânica”, explica.

No ano passado, a horta recebeu  1.815 visitas de integrantes das universidades USP e UFSCar, alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), de escolas municipais e estaduais, alunos de graduação interessados no tema e muitos outros.

Social
Mancini assinalou o caráter social da Horta Orgânica, com a distribuição de produtos a entidades. O Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, que cuida de 50 idosos, recebe semanalmente as hortaliças. “A doação dos legumes e das verduras é fundamental para a manutenção da alimentação dos idosos”, acentua Claudenilson César Antônio, coordenador do Cantinho.

Ele afirma que a alimentação de quem reside no Cantinho Fraterno é balanceada e tem o acompanhamento de uma nutricionista. “Os alimentos produzidos na horta são de boa qualidade e ajudam na produção de uma alimentação balanceada”, completa.

O Abrigo de Idosos Helena Dornfeld, as polícias Militar e Ambiental e o Nosso Lar são outras entidades que recebem as hortaliças. A horta fornece, semanalmente, uma cesta com produtos a 60 cotistas, que ajudam a manter o projeto pagando R$ 60 mensais.

(13/01/2011)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos