Doações PDF Imprimir E-mail
Departamento de Defesa e Controle Animal registra 520 doações em 2010

O trabalho realizado pelo Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos registrou números positivos em 2010. Com a ampliação das ações executadas pelas equipes, o número de doações de animais cresceu, se comparado ao ano de 2009. Em 2010 foram registradas 520 doações de animais, sendo 383 cães e 137 gatos. Em 2009, o Departamento conseguiu um novo lar para 223 animais.

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Jilverson Moraes, um fator interessante é a ampliação do número de animais adultos doados. “O número de doação de cães adultos, por exemplo, corresponde a 50%”, comemorou.

Sobre o trabalho de fiscalização animal, Moraes disse que no ano passado o Departamento fez 2.255 vistorias a pedido dos munícipes para verificar os casos de maus tratos, de irregularidades, de abandonos ou até mesmo para orientar os proprietários sobre os conceitos da guarda responsável.

Com a inauguração do novo Ambulatório Veterinário Municipal, em setembro do ano passado, o Departamento também melhorou o atendimento oferecido aos animais da população. “As consultas ambulatoriais passaram a ser feitas em um ambiente equipado, adequado e agradável tanto para os munícipes quanto para seus animais. Durante 2010 foram realizadas 1.956 consultas gratuitas”.

Moraes destacou também que 73 animais de grande porte foram apreendidos em 2010 por maus tratos ou para evitar acidentes em vias públicas. Deste total, 34 são equinos, 2 são muares e 37 são bovinos. “Este trabalho conscientiza o proprietário sobre a importância de manter seus animais guardados em local seguro para evitar acidentes, que em muitos casos, podem ser fatais tanto para os animais quanto para os seres humanos. É preciso lembrar que animais soltos em vias públicas é passível de multa e apreensão”, alerta.

Avaliação
Para Moraes, em 2010 o Departamento de Defesa e Controle Animal da Prefeitura de São Carlos desenvolveu ações importantes para ampliar a qualidade de vida dos animais da cidade. E para que este trabalho se torne cada vez melhor, no ano passado Jilverson Moraes e o chefe de divisão de Vigilância e Proteção Animal Rodrigo Petrilli participaram da I Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo em São Paulo, onde conheceram experiências bem sucedidas desta área no Brasil e no exterior. “O resultado desta dedicação acaba gerando visitas de representantes de outros municípios e até convites para palestras em outras cidades para mostrar o nosso trabalho. No ano passado, o Departamento também ganhou atenção da imprensa nacional, através dos programas ‘Câmera Record’ e ‘Domingo Espetacular’, da TV Record. Estas duas reportagens acabaram despertando a curiosidade da equipe do ‘Programa do Gugu’, da mesma emissora, que veio para São Carlos e doou uma casa para uma cidadã são-carlense e seu cachorro Totó”.

Para 2011, Moraes afirma que a meta é ampliar o número de atendimentos. “Com as conquistas do prefeito Oswaldo Barba do novo ambulatório veterinário municipal e do novo veículo de recolhimento de animais, que contaram com a colaboração da vereadora Laíde Simões através de emendas parlamentares; com a dedicação dos funcionários e também com a participação da população, nós queremos nos empenhar cada vez mais para melhorar o atendimento oferecido. Neste ano nós pretendemos retomar programas de castração e os mutirões em bairros e subdistritos contribuindo assim para uma vida cada vez mais digna dos animais de nossa cidade”.

(13/01/2011)








Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos