CENTRO: SEMÁFOROS OPERAM COM ONDA VERDE PDF Imprimir E-mail
Onda-Verde-0-site Onda-Verde-2-site

Região Central já possui Onda Verde Semafórica

A Prefeitura de São Carlos, via Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, já concluiu a implantação do ajuste de tempo de defasagem semafórica, a chamada Onda Verde, na região central da cidade. Realizado em etapas, a Onda Verde foi criada a partir da implantação de software para a central semafórica, que interliga semáforos em 43 cruzamentos da cidade.

O resultado deste trabalho já pode ser sentido nas vias transversais à avenida São Carlos e ruas Alexandrina e Episcopal, como as ruas Bento Carlos, 7 de Setembro, Major José Inácio, Conde do Pinhal e Jesuíno de Arruda. “A avenida São Carlos e as ruas paralelas, Alexandrina e Episcopal, foram os principais corredores viários da região central”, explica o secretário municipal de Transporte Trânsito,  Nilson Carneiro. “Com a Onda Verde o trânsito será mais ágil”, destaca.

Também foram feitos ajustes na região alta da cidade, nos cruzamentos das ruas XV de Novembro com avenida Dr. Carlos Botelho, permitindo a transposição da avenida São Carlos. “Se o motorista se mantiver na velocidade de 40 km/h no início do corredor será possível atravessar todos os semáforos com sinal verde”, detalha o Carneiro.

Trabalho de implantação
A primeira fase do trabalho, desenvolvido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, foi a interligação, via cabo, dos semáforos. A segunda fase foi a aquisição de um software que gerencia todos os controladores em rede na região central da cidade. Com o software é possível enviar e receber parâmetros de programação remotamente.

A terceira fase foi o desenvolvimento de planilha eletrônica para ajuste das defasagens de tempo de abertura através da visualização do gráfico espaço e tempo. Com a utilização da planilha, desenvolvida pela Secretaria,  é possível visualizar no gráfico o instante de abertura de cada cruzamento, aferir a velocidade de percurso e fazer os ajustes necessários. Os resultados obtidos na planilha são transportados para o software gerenciar o sistema.

“A tecnologia implantada, associada à capacitação dos nossos técnicos, propiciou colhermos os resultados almejados. Continuaremos a trabalhar por um trânsito mais seguro e com maior fluidez”, diz Nilson Carneiro.

O prefeito Oswaldo Barba, em entrevista a emissoras de rádio nesta semana, confirmou que a expansão da Onda Verde é uma das ações que a Prefeitura vem adotando para melhorar a fluidez do trânsito na cidade.  “Também estamos estudando as melhores alternativas de estacionamento para contemplar motoristas e comerciantes, porque sempre há resistência quando se fala em proibir o estacionamento em via pública”, enfatizou o prefeito.

(23/12/2010)