IMAX GAMES APOSTA EM TREINAMENTO HIGH-TECH E GAMES INTERATIVOS PDF Imprimir E-mail
A iMAX  Games, sediada no polo tecnológico de São Carlos, é uma desenvolvedora de produtos que trazem a inovação em sua essência. Atualmente, a iMAX está envolvida no desenvolvimento de software para treinamento tático e psicológico de agentes de segurança. O produto é o primeiro no país com tecnologia verde-amarela e também pode ser um divertido game de muita ação. A empresa tem se destacado ainda na criação de advergames – games com caráter publicitário – atendendo a clientes exigentes como Honda, BMW, Monsanto e Bosch.

O trabalho de jovens criativos formados nos cursos da USP e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) instalados no município também resulta em games para IPad, IPhone e Andróide. Além dos talentos internos, a iMAX conta com a parceria de outras empresas, como a GMK, uma produtora de jogos físicos com experiência de 20 anos no mercado.

Outro projeto ousado que a iMAX acaba de concluir é o conjunto de jogos educativos para o Ministério da Educação, destinado a estudantes da 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. O software foi desenvolvido em parceria com o Instituto IBTF e professores da USP e UFSCar e pretende ensinar física para os alunos por meio do Portal do Professor e outros canais de distribuição do governo.

O carro-chefe da iMAX são os jogos para treinamento e os advergames. “As empresas ainda não têm cultura para jogos. É um mercado em crescimento a ser explorado”, revela Maximiliano Selmi Marques, criador da empresa, que completa cinco anos em dezembro.

Os produtos criados para as multinacionais são alguns dos sucessos da empresa. Para a Honda, a iMAX desenvolveu um simulador de corrida em 3D para o nova versão do carro Civic Si, que fez a diversão do público no estande da companhia japonesa durante o Salão do Automóvel deste ano.
Para a marca Bosch, a proposta foi treinar os vendedores através de um conjunto de games no site de relacionamento da empresa. Uma das propostas foi similar ao “Show do Milhão”, em que o jogo faz o competidor responder a detalhes dos produtos, recebendo pontuação pelas respostas e garantindo uma posição no ranking entre os jogadores. Os melhores classificados recebem prêmios e incentivos.

A equipe atual da iMAX conta com produtor, programadores, artistas gráficos e sonoros e físico computacional. A equipe multidisciplinar torna possível planejar e executar projetos inovadores como o Átomo, um produto feito para o SESC-SP Itaquera que traz a tecnologia de visão computacional incorporada à arte digital multimídia. Parte da mega Exposição Energia, que permanecerá um ano aberta ao público, o projeto Átomo oferece aos visitantes a imersão necessária para aprender de forma participativa a fissão nuclear, por exemplo.

Os produtos são desenvolvidos sob encomenda e são pensados de acordo com as necessidades e o perfil do cliente. Os investimentos também variam de acordo com as tecnologias utilizadas, podendo custar de R$ 8 mil a R$ 150 mil. A iMAX Games é mais uma empresa associada ao Instituto Inova de São Carlos.

(21/12/2010)