VILA PRADO RECEBEU AÇÃO EDUCATIVA CONTRA DENGUE PDF Imprimir E-mail
A 9ª edição do Mutirão Cidade Limpa, ação preventiva da Prefeitura contra a dengue, esteve sábado (18), na região do Santa Felícia e na Vila Prado com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do vice-prefeito, Emerson Leal e dos secretários municipais que percorreram as principais ruas do bairro. O Mutirão Cidade Limpa 2010 teve início no dia 20 de novembro na Vila São José e se estenderá por todos os bairros da cidade até março de 2011.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em trabalho coordenado pela Vigilância Epidemiológica, até o dia 10 de dezembro os agentes de combate às endemias estiveram em 30 bairros, percorreram 606 quadras e visitaram 11.198 imóveis. O trabalho já retirou mais de 50 mil quilos de material (34 caminhões) que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue ou proliferar a criação de animais peçonhentos.

O prefeito Oswaldo Barba realizou ação educativa contra a dengue distribuindo folhetos educativos sobre a doença e explicando as formas de prevenção nos pontos comerciais da Vila Prado. O prefeito enfatizou que “é necessário somar esforços, contar com a ajuda da população  para se envolver na remoção e limpeza de objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue para que possamos reduzir cada vez mais o números de casos da doença em nossa cidade”.

Segundo o prefeito São Carlos já apresentou em 2010 menor número de casos quando comparado com outras cidades da região, mas enfatizou “que é preciso redobrar a atenção, prevenir e no surgimento de sintomas procurar uma unidade de saúde mais próxima”,  orientou.

Como funciona o Mutirão
O trabalho das equipes é realizado preventivamente durante todo o ano e intensificado no período de verão (calor intenso) e o período das chuvas (novembro a março), que colaboram para a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos. A incidência de mato alto, buracos no pavimento asfáltico e alagamentos também é maior nesta época do ano, causando transtornos às famílias e grandes problemas de saúde pública. Neste ano a Prefeitura contratou o apoio de 4 caminhões e 24 funcionários que se somam aos 33 agentes de combate às endemias, que já são funcionários efetivos.

Programação
Até o dia 22 de dezembro o Mutirão Cidade Limpa estará nos Jardins Paraíso, São Carlos, Gilbertoni, Bethânia e Parque Santa Mônica. No dia 23, o Mutirão deve chegar ao Jardim Lutfala, USP I, Centro e conjunto habitacional Vilarê.



(20/12/2010)