PRÉ-CONFERÊNCIA DE CULTURA SERÁ REALIZADA DOMINGO PDF Imprimir E-mail
Pre-Conferencia-Cultura-site Neste domingo (12) acontece a Pré-Conferência Municipal de Cultura em São Carlos. O evento,  promovido pela Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, será realizado na Estação Cultura, a partir das 9h30.

De acordo com a coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, a Pré-Conferência terá o tema: “Diagnóstico da Cultura em São Carlos - Construindo o Plano Municipal de Cultura” e terá como objetivo apresentar e discutir os caminhos para a elaboração de um plano construído democraticamente pelo poder público e sociedade civil e elaborado no âmbito do Conselho Municipal de Cultura para a consolidação das políticas públicas para esta área nos próximos dez anos. “É uma etapa muito importante porque nós poderemos discutir com a sociedade e apontar as diretrizes na área cultural para os próximos dez anos. É neste momento que nós poderemos conhecer as percepções da sociedade sobre o tema e debatê-lo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura”.

Telma explica que o Plano de São Carlos definirá conceitos da política cultural, apresentará diagnósticos e apontará os desafios a serem enfrentados em cada área cultural, assim como formulará diretrizes gerais e estruturará intervenções a serem implementadas a curto, médio e longo prazo. Este plano deverá ser aprovado na 4ª Conferência Municipal de Cultura.

Esta primeira Pré-Conferência terá a presença do coordenador geral do Plano Nacional de Cultura, Maurício Dantas, da atriz e produtora Karla Martins que participou ativamente do Conselho de Cultura do Estado do Acre e da implementação do Sistema Estadual de Cultura. A meta é mostrar para os trabalhadores da cultura de São Carlos uma visão e propostas de reflexões sobre como construir o plano municipal.

A coordenadora de Artes e Cultura destaca também que esta Pré-Conferência é um marco muito importante deste processo longo de consolidação do plano municipal. “Por isso a participação e o engajamento dos artistas, produtores, pesquisadores, professores e todos da comunidade são-carlense será fundamental para que o plano seja efetivamente um norteador coerente para os próximos dez anos”.

Confira a programação:
9h30 – Credenciamento
10h - Mesa de Abertura – Processos de consolidação das políticas públicas para a Cultura no Brasil e apresentação do texto base pela Comissão do Plano Municipal de Cultura
12h30 - Divisão dos grupos de trabalho
13h - Almoço
14h – Retorno
14h30 - Grupos de trabalho da Pré-Conferência de Cultura
16h30 - Intervalo
17h - Apresentação dos resultados dos GT's
18h - Término

(09/12/2010)