EDUCAÇÃO EM PROSA ENCERRA 2010 COM PALESTRA E BONS INVESTIMENTOS PDF Imprimir E-mail


A última edição do projeto Educação em Prosa teve um gosto especial: foi o encerramento do “Ano da Educação” juntamente com a palestra de Moacir Gadotti que aconteceu nesta quarta-feira (8) no Sesc voltada para professores e pessoas da comunidade interessadas em refletir sobre educação e acompanhar o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação. A palestra contou com a presença da secretária de Educação, Lourdes Moraes e do vice-prefeito, Emerson Leal, que destacou a importância de lutar pela melhoria da educação, também destacou a parceria com o Instituto Paulo Freire. “Educação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e a melhoria desta qualidade é objetivo do governo municipal”, disse.

O ano de 2010 foi instituído pela atual gestão municipal como o Ano da Educação em São Carlos. A educação foi considerada prioridade máxima e foram, ao longo do ano, desencadeadas atividades e ações articuladas com vistas à melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental. As atividades e projetos desenvolvidos durante o ano tiveram como meta mobilizar professores, educadores, gestores educacionais, pais, comunidade, entidades públicas e privadas, a fim de consolidar o compromisso de todos com a educação.

Entre os investimentos realizados em infraestrutura está a construção de novas escolas que estão em processo de licitação, reformas nas unidades como pintura, cobertura de quadras e 5 escolas estão recebendo adequações arquitetônicas para viabilizarem a acessibilidade.

O transporte escolar também recebeu investimento; foram adquiridos 4 ônibus pelo programa “Caminhos da Escola” do Governo Federal e 1 pelo Governo do Estado. Outro grande aspecto muito valorizado pelo governo municipal foi a informatização das escolas através de lousas digitais, boletins eletrônicos de desempenho escolar implantado nas EMEB’s, Programa de Inclusão Digital (PID) para formação de professores, Portal da Educação e o Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos que consiste na instalação dos sistemas de todas as bibliotecas conectadas e com acesso online integrando Escolas do Futuro, as bibliotecas Amadeu Amaral, Euclides da Cunha, o Espaço Braille, Midiateca, Fundação Pró-Memória, Economia Solidária e a Biblioteca do Professor.

Convidado
O palestrante da noite, Moacir Gadotti, é diretor do Instituto Paulo Freire e também possui graduação em Filosofia com mestrado e doutorado em Educação e conversou com os professores sobre a construção da escola cidadã, perspectivas na relação educação e sustentabilidade.

(09/12/2010)