IPTU VERDE PDF Imprimir E-mail


Cresce mais de 100% número de imóveis beneficiados com IPTU Verde em São Carlos

O número de imóveis beneficiados com desconto pelo programa do IPTU Verde cresceu mais de 100% nos últimos quatro anos em São Carlos. Em 2007, primeiro ano da entrada em vigor do benefício, 2.796 contribuintes solicitaram o desconto. Em 2010, foram 5.733 solicitações.

A lei estabelece desconto de até 4% no pagamento do imposto para imóveis que mantenham áreas permeáveis e plantio de árvores na calçada. Para incentivar o plantio, a Prefeitura criou ainda o Disque Árvore, que já forneceu mais de 6 mil mudas gratuitas de espécies nativas, frutíferas e ornamentais cultivadas no Horto Municipal.

Cada pessoa tem direito a duas espécies de árvores por mês. A Prefeitura agenda um dia da semana, faz a entrega e orienta sobre o modo correto de realizar o plantio. O período para a solicitação de desconto no imposto a ser pago em 2011 já está encerrado.

Nesta época, os técnicos da Coordenadoria do Meio Ambiente da Prefeitura vistoriam os imóveis que solicitaram o desconto para conferir os dados apresentados. 

Paulo Mancini, responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura, lembra que o contribuinte pode solicitar o desconto sem qualquer custo. “Basta entrar no site da prefeitura e fazer o pedido online”, explica.  Mancini ressalta ainda que nos últimos dois anos 500 árvores foram plantadas na região central da cidade por meio de outro programa entre a prefeitura e as empresas de São Carlos. “Estamos fazendo uma política de bastante facilitação para o plantio”, afirma.

Para reduzir o déficit de árvores no município, a Prefeitura realizou ainda o plantio de 25 mil árvores entre 2009 e 2010.

(09/12/2010)