PRÓ-MEMÓRIA LANÇA CALENDÁRIO 2011 PDF Imprimir E-mail
calendario-001-site calendario-024-site

Barba prestigia lançamento de calendário em homenagem ao centenário da escola Álvaro Guião

A Fundação Pró-Memória de São Carlos lançou o seu calendário anual de 2011 em homenagem à Escola Estadual Álvaro Guião, que está comemorando o centenário da Escola Normal. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (8) na própria escola e contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, da diretora da Escola, Regina Célia Garcia Ferreira, da dirigente Regional de Ensino do Estado, Débora Costa Blanco, diretora-presidente da Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, do vice-prefeito, Emerson Leal e da secretária Municipal de Educação, Lourdes Moraes.

“O Álvaro Guião foi uma das primeiras escolas do Estado. O ensino aqui ministrado fez com que a cidade fosse considerada a Atenas Paulista e projetou o nome de São Carlos como cidade da educação”, lembra o prefeito Oswaldo Barba.

Outro fator importante destacado pelo prefeito e reforçado pela diretora da escola foi o cuidado e carinho dos alunos na preservação do prédio “a conservação do prédio é fruto do carinho dos alunos, sem isso, não haveria restauração que funcionasse”, disse o prefeito.

Toda a história do Álvaro Guião está retratada através das imagens que compõem o calendário que teve produção de 1000 exemplares e podem ser adquiridos a um custo de R$ 5. “Este é um dos mais belos patrimônios da cidade visto do ponto de vista arquitetônico” esclarece Ana Lúcia Cerávolo, que além de diretora-presidente da Pró-Memória, também é arquiteta.

Colaboração
Existe a colaboração da Prefeitura com o Álvaro Guião em algumas ações, uma delas é o projeto “Percursos” desenvolvido pela Prefeitura e que tem a finalidade identificar os imóveis considerados de interesse histórico e cultural, permitindo que a população e os visitantes conheçam o patrimônio arquitetônico de São Carlos, além de saberem como ocorreu as alterações na área urbana.

A Prefeitura também tem uma parceria com a escola para ceder a merenda e para manter a iluminação decorativa instalada pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e mantida pela Prefeitura. “Nós temos colaborado com o fornecimento de merenda e este colégio está inserido no projeto ‘Percursos’ onde alunos e pessoas podem fazer um trajeto com o objetivo de conhecer e visitar os prédios de São Carlos”, destacou o prefeito.

(08/12/2010)