BIBLIOTECA INCENTIVA LEITURA COM TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail
Biblioteca-tecnologia-1-site Biblioteca usa tecnologia para incentivar leitura

A meta de incentivar a leitura vem de diversas formas e com muita criatividade, aliando a tecnologia contemporânea do e-mail à antiga arte dos livros. O Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI) realiza o projeto “Romance...aos pedaços...”, que consiste na seleção cuidadosa de trechos de romances, da literatura nacional ou estrangeira, que são veiculados para a população por meio de e-mails, publicação em jornais e cartazes afixados em ônibus.

O projeto teve início com as supervisoras da Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, Fátima Ciapina e Karina Froner que em julho deste ano enviaram, para os e-mails cadastrados na própria biblioteca, um trecho do romance “O Selo de Médici” da autora Theresa Breslin. A partir deste dia, todos os leitores cadastrados no SIBI recebem semanalmente trechos de obras que fazem parte do acervo das Bibliotecas Municipais de São Carlos.

Atualmente, o “Romance...aos pedaços...” conta com o envolvimento das três unidades que compõem o SIBI (biblioteca de Água Vermelha, Amadeu Amaral, no Centro, e Euclides da Cunha na Vila Prado). Entre os leitores cadastrados há pessoas de outras localidades que enviam sugestões e opiniões. “Temos pessoas de Manaus que nos enviam e-mail falando e elogiando o projeto”, diz Fátima Ciapina, supervisora da Biblioteca Euclides da Cunha e uma das fundadoras do projeto. “Foi uma ideia bem simples no começo”, esclarece.

Execução
A seleção dos textos estará sempre sob os cuidados das bibliotecas envolvidas nessa ação. Em diversas oportunidades a seleção leva em consideração algumas ocasiões especiais ou temas em evidência durante o mês. As últimas edições do “Romance...aos pedaços...” foram voltadas para trechos das obras de Euclides da Cunha. O projeto também homenageou o aniversário de São Carlos no mês de novembro publicando trechos de obras literárias de escritores da cidade.

Junto ao trecho da obra seguem as informações de onde o trecho foi extraído, quantos exemplares e em quais bibliotecas públicas a obra existe, incluindo o endereço, telefone e email para contato, foto das bibliotecas públicas envolvidas na atividade e, ocasionalmente, a foto da capa da obra e do autor (apenas na modalidade impressa e virtual).

A montagem do “cartaz” para as modalidades virtual e impressa também estará sob os cuidados e a responsabilidade das bibliotecas envolvidas na atividade. 

Resultados
O “Romance... aos pedaços...” é uma proposta de estímulo literário, e pela sua grande abrangência, os resultados estão ultrapassando as fronteiras de São Carlos; a mais forte motivação para a sua implementação reside na crença de que o valor da leitura é de fundamental importância e os resultados estão aparecendo através de pessoas que retiram os livros. “É um projeto com retorno significativo; têm pessoas que voltam e buscam os livros”, diz Fátima. “Nós nos aliamos com a internet para divulgar nossos livros”, reforça.

(07/12/2010)