ORQUESTRA SINFÔNICA DE RIBEIRÃO PRETO MARCA O INÍCIO DAS FESTIVIDADES NATALINAS PDF Imprimir E-mail
A apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com o apoio da OHL Brasil, marcará o início das festividades natalinas, promovidas pela Prefeitura de São Carlos, nesta segunda-feira (6), às 20h, na praça Coronel Salles.

Esta orquestra, que é considerada a segunda mais antiga em atividade no Brasil, traz aos espectadores o melhor da música erudita e popular, com obras de Tchaikovsky, Mozart, Villa-Lobos e Tom Jobim.

Neste ano, simultaneamente a apresentação da orquestra, a Prefeitura de São Carlos irá inaugurar as decorações natalinas que foram instaladas em quatro pontos diferentes da cidade: na rotatória do Cristo, na praça Coronel Salles, na Av. Henrique Gregori (Vila Prado) e na avenida São Carlos (no trecho entre a rua Santa Cruz e avenida Carlos Botelho).

A produção desta decoração é uma parceria da Prefeitura com a OHL Brasil (Centrovias), EPTV, Acisc, CPFL, Paddock/Alfaliz, São Carlos Ambiental e Bandeirantes – Engenharia e Comércio.

Sobre a Orquestra
Fundada em 1938 pelo alemão Marx Bartsch, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto atualmente é regida pelo maestro Cláudio Cruz, vencedor do Melhor Álbum Clássico do Grammy Latino de 2002, com o disco “Adiós Nonino – Quarteto Amazônia Toca Astor Piazzolla”, cuja instrumentação contou com os músicos Cláudio Cruz, Alceu Reis, Igor Sarudiansky e Horácio Shaeffer.

A sinfônica é gerida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão e manutenção do grupo e a orquestra se apresenta em duas séries regulares: “Concertos Internacionais”, com solistas convidados de renome nacional e internacional, e “Juventude tem Concerto”, que visa à formação de público e abre espaço a solistas jovens e músicos da própria orquestra.

Durante os concertos da Orquestra, já participaram solistas do porte de Nelson Freire, Jacques Klein e Trio Brasileiro, além de artistas nacionais como Naná Vasconcelos, Dorival Caymmi, Yamandú Costa, Leo Gandelman, Ivan Lins e Toquinho.

Desde 2005, o Grupo OHL patrocina a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que neste ano prepara novamente uma série de apresentações gratuitas em cidades do interior paulista e de Minas.

(03/12/2010)