OP REÚNE CONSELHOS MUNICIPAIS PELA SEGUNDA VEZ PDF Imprimir E-mail


A Coordenadoria do Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade, responsável pela Casa dos Conselhos, realizou o 2º Encontro dos Conselhos Municipais de São Carlos, que aconteceu na Fundação Educacional de São Carlos (Fesc) no último sábado (27) e contou com a presença dos Conselheiros Municipais, do prefeito Oswaldo Barba, do vice prefeito Emerson Leal e do coordenador geral do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD) da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Jeter Ribeiro de Souza.

O principal objetivo do Encontro foi fortalecer o diálogo e a proximidade entre os conselhos. Esteve também entre os objetivos do encontro planejar ações para o biênio 2011/2012 dentro das temáticas: organização, formação (capacitação), comunicação e finanças dando continuidade às ações iniciadas e realizadas em 2009/2010; otimizar e fomentar o trabalho dos Conselhos Municipais constituídos na cidade, fortalecendo as ações de integração e atuação dos mesmos no âmbito de suas funções e atuações. “O intuito do 2º Encontro é buscar interfaces entre os conselhos” esclarece Géria Montanar coordenadora do Orçamento Participativo de São Carlos.
O prefeito Oswaldo Barba ressaltou a importância da integração entre os conselheiros “É importante buscar uma política de integração entre os conselheiros”, esclarece.

Jeter Ribeiro de Souza também fez a proposta da criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos. Depois da palestra, os conselheiros se dividiram em grupos para poder debater e fazer um balanço sobre os temas propostos no encontro realizado em 2009.

1º Encontro
O 1º Encontro dos Conselhos de São Carlos aconteceu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em dezembro de 2009 e foi dividido em quatro eixos que foram retomados neste segundo encontro: o primeiro visava reestruturar, organizar e otimizar as ações dos conselhos; segundo eixo trata dos aspectos da gestão das finanças públicas e seus instrumentos; o terceiro eixo propõe uma melhor comunicação entre os conselheiros e destes com a comunicação; o quarto eixo trata da questão da formação e capacitação dos representantes ampliando as condições de atuação e formulação de políticas públicas. Entre os assuntos abordados no 2º Encontro estava a avaliação das metas traçadas nesta primeira edição.

Capacitação
Nos dias 23 e 24 de novembro, a Coordenadoria do Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade realizou um curso de formação de conselheiros e delegados do Conselho do Orçamento Participativo (COP) no auditório do Paço Municipal com o objetivo de ampliar conhecimento dos mecanismos de participação das regiões que fazem parte do OP; dia 23 houve palestra sobre Participação Popular realizadas por Geria Montanar e dia 24 o tema foi Introdução ao Orçamento Público ministrada por Cesar Henrique Nadoti, superintendente de Execução Orçamentária.

(30/11/2010)