BARBA LEMBRA APOIO DA EMBRAPA À AGRICULTURA FAMILIAR PDF Imprimir E-mail


Cerimônia na Fazenda Canchim marcou os 35 anos da Embrapa Pecuária Sudeste no final da manhã desta sexta-feira (26). O prefeito Oswaldo Barba participou do evento e, em seu discurso, reconheceu a importância da instituição em parcerias que fortalecem programas aplicados no município como a Agricultura Familiar. “A Secretaria de Agricultura e Abastecimento possui 200 agricultores familiares cadastrados. Nesse ano, a Prefeitura pretende adquirir aproximadamente R$ 1 milhão em alimentos desses agricultores e, sem dúvida, a Embrapa nos apoia, com o conhecimento dos pesquisadores, nesse programa”, disse.

A parceria entre a Prefeitura e a Embrapa também tem capacitado os agricultores familiares na criação de ovinos. Os cursos têm o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de carneiros da região, incentivando os atuais produtores, resgatando antigos, e apresentando essa cultura como fonte alternativa de renda.

Lançamentos
Durante o evento, a Embrapa Pecuária Sudeste realizou cinco lançamentos, frutos das pesquisas. Marcadores moleculares para características de interesse econômico em bovinos de corte - análise do DNA que indica carne mais macia e animais superiores,    Sistema para decompor os resíduos de carrapaticidas em currais, evitando a poluição do ambiente, zoneamento agroclimático do consórcio milho com capim marandu, que indica as épocas adequadas de plantio, software com recomendações de correção e adubação em sistemas intensivos de pastagens e livro sobre irrigação de pastagens.

Na ocasião, com a presença do presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e do chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Maurício Mello de Alencar, foi feita uma homenagem ao pesquisador Luiz Alberto Rocha Batista, falecido em 2008. O prefeito também entregou ao presidente da Embrapa uma placa alusiva aos 35 anos da Empresa Pecuária Sudeste em São Carlos.

(26/11/2010)