FORMATURAS MOVIMENTAM ECONOMIA DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
As formaturas de final e início de ano já começam a movimentar São Carlos no final de ano. As instituições de ensino superior do município, como USP e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), devem realizar mais de 30 formaturas entre dezembro deste ano e abril de 2011.

A rede hoteleira já tem datas com 100% de ocupação dos 2.205 leitos disponíveis, para receber familiares de formandos. “As formaturas movimentam principalmente dezembro, janeiro e fevereiro”, explica Ronaldo Duarte, vice-presidente do Terras Altas Convention and Visitors Bureau. Segundo ele, o visitante que deixar para fazer reservas na última hora pode não encontrar vagas nos hotéis de São Carlos.

José Gustavo Petrilli, proprietário da empresa Splendour Formaturas & Eventos, explica que os preparativos para uma formatura começam com três a quatro anos de antecedência. “Trabalhamos para ajudar os universitários na arrecadação de recursos”, esclarece. A empresa faz a intermediação entre os estudantes e as empresas fornecedoras. “Apresentamos todas as opções do mercado e os universitários escolhem de acordo com aquilo que estão procurando”, afirma.

Os serviços de fotografia estão entre os itens essenciais. Márcia Scuzate, do estúdio Walter Fukuhara, explica que os pedidos aumentam no final de ano. “Além das formaturas das universidades, há eventos de escolas, como as apresentações de final de ano”, afirma.

A animação da festa também marca esse momento. A Facchini Especialistas em Eventos oferece várias opções de sonorização, iluminação e efeitos especiais para as festas. “Formatura deve ser um acontecimento com glamour”, ressalta Marcos Facchini, proprietário da empresa que há dez anos está no mercado de São Carlos. Os custos dos serviços da empresa podem variar de R$ 1 mil a R$ 10 mil, de acordo com o pacote escolhido pelos universitários.

(12/11/2010)