ARTE MARCA ABERTURA DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA PDF Imprimir E-mail
O mês da Consciência Negra começa com força total em São Carlos: uma exposição com obras de Lauro Monteiro, o lançamento de um livro de Luana Antunes Costa e um workshop sobre conhecimento mais aprofundado da cultura e implementação da literatura moçambicana e africana em sala de aula são as atividades que abrem as comemorações de celebração da Cultura Negra que acontecerá a partir das 19h desta quinta-feira (11) no Centro de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”. 

Todas estas atividades acontecerão no Centro de Cultura Afro-brasileira, começando pela abertura da exposição, às 19h desta quinta, de Lauro Monteiro intitulada “Alumbramentos: água, cor, palavra” e traz obras feitas a partir da técnica de aquarela, crayon e nanquim sobre papel e poderá ser vista até o dia  10 de dezembro. As imagens que irão ser expostas ilustram o livro “Pelas águas mestiças da história: uma leitura de ‘O outro pé da sereia’, de Mia Couto”, da pesquisadora Luana Antunes Costa que será lançado na mesma noite juntamente com os quadros.

Para Lívia Martucci, chefe da Divisão de Artes Visuais da Prefeitura de São Carlos, este tipo de atividade colabora com a difusão e conscientização sobre a Cultura Afro. “As comemorações sobre o mês da Consciência Negra fazem parte de um movimento nacional e exposições como esta colaboram com a diminuição da discriminação e fomenta a cultura” diz Lívia.

Para finalizar, na mesma noite a partir das 19h30, será realizado um workshop intitulado “Entre a estória e a história – produção literária e contexto histórico moçambicano” que tem como objetivo dar direcionamento aos participantes sobre o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e pedagógicas no campo da Literatura Africanas e Afro-brasileira e da História moçambicana, apresentar narrativas moçambicanas produzidas nos séculos XX e XXI e sua relação com o contexto histórico do país Moçambique, desvelar os universos artístico-culturais africanos e afro-brasileiros produtores de literaturas e outras expressões artísticas, a partir de uma perspectiva histórica e reforçar a divulgação das literaturas africanas de língua portuguesa no Brasil, mais especificamente nas salas de aula.

As inscrições para o Workshop podem ser feitas na hora e o Centro de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos” fica na rua D. Alexandrina, 844, Centro (esquina da Rua 13 de maio).

Os Artistas Luana Antunes Costa é doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo, mestre em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. É tradutora, membro da equipe de tradução de Histoire Général de l´Afrique, edições UNESCO, e colaboradora do Cineclube Paraty. Lauro Monteiro é artista plástico, designer, diretor teatral, produtor cultural. Natural de Araraquara (SP) é residente em Paraty (RJ), onde mantém seu atelier. Desenvolve diversas pesquisas no campo das artes visuais, com exposições periódicas, de âmbito nacional e internacional. Na área do design, trabalhou na Lupo S/A criando coleções anuais. Foi Secretario de Cultura de Araraquara de 2001 a 2008. Atualmente faz parte do Conselho Diretor da ONG Cineclube Paraty e é vice-presidente do IHAP – Instituto Histórico e Artística de Paraty.

(10/11/2010)