HE COMEMORA 200 MIL ATENDIMENTOS EM 3 ANOS PDF Imprimir E-mail


Hospital-Escola completa 3 anos com mais de 200 mil atendimentos

O Hospital Escola Municipal de São Carlos “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” está completando neste mês 3 anos de atendimento à população. No período foram realizados mais de 200 mil atendimentos (média de 7.500/mês) entre pediatria, adultos e exames por imagem.

Com o tema “Compromisso com a Qualidade do Cuidado e a Excelência do Ensino”, uma palestra nesta quarta-feira (10) reuniu autoridades e funcionários para comemorar o sucesso do trabalho desta importante unidade de saúde do município.

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, representou o prefeito Oswaldo Barba na solenidade que contou também com presença do reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Targino de Araújo Filho, o professor Sebastião Cury, representando o presidente do Conselho de Administração da Sahudes, Celso Luiz Pedrino, do médico Paulo Roberto Motta, e da professora Marisa Borges Brito de Souza, da diretoria técnica/administrativo do hospital.

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, parabenizou os profissionais de saúde do hospital pelo sucesso do atendimento aos pacientes e ressaltou que o próximo desafio agora é a Prefeitura terminar as obras de construção do 2º módulo. “O prefeito tem trabalhado constantemente para buscar novos recursos junto ao governo federal para diminuir o déficit de leitos hospitalares, aquisição de equipamentos e ampliar ainda mais a infraestrutura de atendimento da saúde em nosso município”, destacou.

O reitor da UFSCar, Targino Araújo, disse que o funcionamento do hospital traz vários benefícios para o município e também para a UFSCar, porque “enriquece a formação dos alunos dos diversos cursos de saúde da universidade”.

Sebastião Cury, vice-presidente do Conselho de Administração da Sahudes, cumprimentou a todos que fazem parte da história de funcionamento do hospital ao dizer  que “o funcionamento do hospital permite ao mesmo tempo exercer a atividade profissional e construir uma instituição de grande valor social”.

Histórico
A inauguração do 1º módulo do Hospital-Escola Municipal localizado rua Luiz Vaz de Camões, 111, próximo ao trevo norte de acesso à rodovia Washington Luís, na Vila Marina, aconteceu em 3 de novembro de 2007 na véspera de São Carlos completar 150 anos.

Estrutura de atendimento
O Hospital Escola integra a Rede Escola de Cuidado à Saúde, funciona 24 horas por dia atendendo casos de urgência e emergência encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e outras unidades de saúde. O hospital possui acolhimento e avaliação de risco, leitos de observação, setor de pediatria, enfermarias masculina e feminina e diagnóstico por imagem, como raios x, ultrassom e tomografia computadorizada fortalecendo o atendimento aos usuários do SUS. Como o hospital em seu 1º módulo ainda não contempla um centro cirúrgico, em situações de emergência (risco eminente de morte que demande cirurgia) o paciente é encaminhado para a Santa Casa, que trabalha em parceria com o hospital.

O hospital realiza ainda a internação domiciliar com leitos que podem ser montados na residência do paciente para cuidado de uma equipe de internação domiciliar multiprofissional (médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo) quando solicitado pela equipe de referência do hospital. O Hospital Escola é uma nova concepção na promoção de cuidado à saúde das pessoas e um marco na saúde de nossa cidade que dá suporte essencial à formação dos alunos do curso de medicina da UFSCar que hoje já atuam nas Unidades de Saúde da Família de nossa cidade.

(10/11/2010)