FAGÁ GANHA NÚCLEO DE INCENTIVO À CULTURA PDF Imprimir E-mail
Fagá ganha Núcleo de Incentivo à Cultura

O prefeito Oswaldo Barba participou, no final da tarde de quinta-feira (21), da inauguração da segunda unidade do Núcleo de Incentivo à Cultura e ao Conhecimento (NICC), em parceria com a Associação São Carlos Presente e Futuro e a empresa Matra, no bairro Maria Stela Fagá.

O espaço é destinado a um projeto sócio-cultural que pretende estimular e incentivar a população ao prazer pela leitura. A Prefeitura destinou verba de R$ 70 mil para que o NICC adquirisse o acervo de livros e jornais. Também ajudará na manutenção do prédio, do projeto e para o pagamento dos funcionários. O espaço cultural fica localizado na avenida João de Lourenço.

O presidente da Associação e um dos diretores da Matra, Carlos Alberto Marrara Partel, salientou que a implantação da segunda unidade do NICC é um sonho que se materializa. “Sempre tive vontade de oferecer à população um espaço destinado ao estímulo da cultura, que se materializou com a instalação do primeiro Núcleo e se amplia com o espaço no Maria Stela Fagá”, comentou.

A primeira unidade do NICC foi inaugurada em 2007, no Cidade Aracy. O Núcleo recebe 800 visitas de moradores por mês. São registradas aproximadamente 1.000 retiradas de livros no mesmo período.

Cultura gratuita
O NICC vai disponibilizar para a região do Fagá, gratuitamente, um acervo com mil livros, além de jornais e revistas. Também oferece aulas de teatro, atividades de contação de histórias, clube de xadrez, clube de RPG e exposição de filmes. O cidadão da região que pretende utilizar o espaço deverá fazer um cadastro. Com isso, podem emprestar até dois livros de uma vez. “A região do Fagá merecia um espaço cultural como esse, que incentiva a leitura. E São Carlos se orgulha em ocupar o quinto lugar entre os municípios do Brasil com maior quantidade de bibliotecas por 100 mil habitantes”, ressaltou Barba.

Em abril desse ano, o Ministério da Cultura divulgou o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) baseado em dados do ano passado. De acordo com o levantamento, São Carlos obteve a média 1,81, apenas atrás de cidades como Barueri-SP (4,07), Curitiba-PR (2,97), Santa Rita-PB (2,36) e Rio Grande-RS (2,03). Considerando apenas o Estado de São Paulo, São Carlos foi considerado o 2º município com mais bibliotecas.



(22/10/2010)