Primeira Infância PDF Imprimir E-mail
1-infancia-site Fundação apresenta levantamento sobre 1ª Infância em São Carlos

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) apresentou um levantamento sobre a situação de São Carlos em relação aos serviços prestados aos pais e crianças de 0 a 3 anos. A iniciativa faz parte do projeto “Primeira Infância: Responsabilidade de Todos” que propõe a criação de um programa de Desenvolvimento Infantil (DI) para fortalecer a capacidade dos municípios em promover o desenvolvimento integral (físico, cognitivo e psicossocial) e a melhoria dos serviços de atendimento às gestantes, mães e crianças de 0 a 3 anos de idade em hospitais, unidades de saúde,  maternidade, creches, entre outras instituições.

A reunião aconteceu na última terça-feira (21) na Sala dos Prefeitos “Antonio Massei” no Paço Municipal e contou com a presença dos secretários municipais Roberto Menezes (Infância e Juventude), Lourdes Moraes (Educação), Arthur Pereira (Saúde) e de servidores municipais. No início da reunião, o prefeito Oswaldo Barba ressaltou a importância deste trabalho. “É um prazer muito grande receber os representantes da Fundação Maria Cecília que estão financiando este projeto e nos ajudando a melhorar ainda mais o serviço que o Poder Público oferece para as crianças nestes primeiros anos de suas vidas”.

O levantamento
De acordo com a gerente de comunicação da Fundação, Andréa Wolffenbuttel, 83 indicadores foram avaliados considerando quatro dimensões diferentes. O trabalho foi baseado em dados e em entrevistas que foram feitas com profissionais e com a população atendida.

A primeira dimensão deste levantamento avaliou se os profissionais das áreas de Saúde e Educação estão preparados para atuar de maneira eficaz no desenvolvimento infantil. A segunda dimensão analisou como os serviços de atenção às famílias nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social assimilam o enfoque do desenvolvimento infantil. “Na primeira dimensão foi analisado se os profissionais têm o conhecimento necessário e na segunda dimensão se este conhecimento é aplicado no serviço”, explicou a gerente de comunicação.

Na terceira dimensão, a Fundação observou se os pais e os cuidadores das crianças estão preparados para ajudar estas crianças a se desenvolverem plenamente. Na quarta dimensão foram avaliados quais sãos os serviços e políticas públicas desenvolvidas nestas áreas para atender a comunidade.

Com a exposição do levantamento, as secretarias municipais de São Carlos envolvidas no programa irão elaborar estratégias para superar fragilidades e desafios como também irão desenvolver novas ações para manter e fortalecer os aspectos em que São Carlos se destaca no atendimento para a primeira infância.

(24/09/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos