Com o objetivo de consolidar a economia dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) apoiados e assessorados pela Prefeitura, por meio do Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES) da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, teve início na semana passada, no Centro Público de Economia Solidária Herbert de Souza – Betinho, o curso “Gestor de Cooperativa”, realizado pelo Senac São Carlos em parceria com o DAES.
“Esse curso está inserido na estratégia da administração municipal de aprimoramento contínuo dos trabalhadores e trabalhadoras que se organizam em empreendimentos coletivos autogestionários, na perspectiva de inserção no mercado de trabalho e a distribuição justa da renda gerada pelo exercício das atividades econômicas”, afirmou Reynaldo Sorbille, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária.
O curso acontece no período de 8 de setembro a 14 de dezembro, às segundas, terças e quartas-feiras das 19 às 22h30, com carga horária de 160 horas que estão distribuídas em 120 horas presenciais e 40 horas de atividades dirigidas.
Dividido em duas áreas de abordagem, o curso disponibiliza ferramentas para a elaboração do plano de negócios e da qualificação da gestão administrativa e financeira dos empreendimentos. Além disso, será aprofundado o debate sobre os conceitos e os princípios que norteiam a Economia Solidária.
“Trata-se de um novo curso desenvolvido pelo Senac e que vai acontecer também nos municípios de Campinas e São José do Rio Preto”, comentou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues.
Foram oferecidas 30 vagas com bolsa integral, preenchidas integralmente, com a inscrição de 10 diferentes empreendimentos oriundos das áreas rural e urbano e que atuam no segmento de comércio, serviço e indústria, o que possibilitará a criação de um ambiente favorável para o encontro destes vários empreendimentos e pessoas, numa perspectiva de troca de experiência e formação de redes e cadeias produtivas solidárias.
“A capacitação fortalecerá as atividades de economia solidária na cidade de São Carlos, integrando os empreendimentos e contribuirá para o desenvolvimento local da cidade”, destaca Eduardo Cunha, coordenador da área de Desenvolvimento Social do Senac.
Já para Jurandir dos Santos, Gerente do Senac São Carlos, essa proposta de fortalecer a Economia Solidária assume uma importante função de capacitação profissional e geração de renda.
“Como sabemos, desde os anos de 1980 muitos postos de trabalho diminuíram e não serão repostos, assim, precisamos pensar alternativas inovadoras de trabalho, com criatividade e empreendedorismo, colaborando com o crescimento do país e com a redução dos graves problemas sociais que enfrentamos atualmente”, conclui Santos.
O Centro Público de Economia Herbert de Souza – Betinho fica na rua José Bonifácio, nº 885, no centro. Telefones (16) 3376-6561, 3307-6808 e 3371-9219,
e-mail
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Eixos Temáticos/Conteúdo Programático I - Economia solidária e cooperativismo a) A economia solidária como princípio da estruturação e da gestão de empreendimentos cooperativos; b) O cooperativismo como modelo de empreendimento autogestionário, democrático e transparente. II - Ferramentas de gestão a) Gestão Administrativa e financeira da cooperativa; b) Aspectos Jurídicos; c) Plano de Negócio |
- Image folder specified does not exist!
-
(15/09/2010)