SÃO CARLOS É VICE-CAMPEÃO PAULISTA DE HANDEBOL EM CADEIRAS DE RODA PDF Imprimir E-mail
Handebol-Adaptado-2010-001-001-site Handebol-Adaptado-2010-001-003-site

A equipe UFSCar/Prefeitura de São Carlos sagrou-se vice-campeã da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Handebol em Cadeiras de Roda, competição disputada no domingo (15), no ginásio do Educandário Eurípedes, em Campinas.

O Campeonato foi disputado por 4 equipes: UFSCar/Prefeitura de São Carlos, ADEACamp “A”, ADEACamp “B” e Sorocaba. No jogo da estréia, a equipe de São Carlos foi derrotada pela equipe ADEACamp “A” no tempo extra, já que no tempo normal havia terminado com um empate nos sets.

Nos jogos seguintes, a equipe de São Carlos se fortaleceu e venceu todos os sets contra as demais equipes. Além do título, São Carlos teve também o artilheiro e revelação na equipe, Rudinei Brites Torres, atleta novato na equipe e na modalidade.

Para a professora Fernanda Quidim, técnica da equipe de São Carlos, a palavra que melhor descreve a atuação da equipe é “superação”, uma vez que os treinos foram retomados faz pouco mais de um mês.

“Apesar dos poucos treinos até o campeonato e a ausência de alguns dos atletas na competição, obtivemos um resultado muito positivo tanto dentro quanto fora das quadras. Retornamos mais motivados em busca de novos resultados positivos e mais firmes na ideia da superação pessoal e social que o handebol promove. Fiquei surpresa com cada um de nossos atletas”, conta Fernanda.

Compõem a equipe de São Carlos os atletas: Claudemir Zeferino, Emerson da Silva Viveiros, Gilberto Donizetti da Silva, José Ronaldo da Silva e Rudinei Brites Torres. Técnica: Fernanda Gabriela Quidim; Assistentes Técnicas: Thais Aversan e Geisa Carla Silva Cunha; Coordenadora: professora doutora Mey de Abreu Van Munster (DEFMH/UFSCar).

“O resultado nos trouxe ainda mais motivação para continuar investindo no esporte adaptado, pois além do reconhecimento dos nossos esforços, as repercussões na vida das pessoas envolvidas são bastante significativas”, revela Mey.

Ela lembra a todos que os treinos são abertos e que permanece a necessidade de divulgar a modalidade e conseguir novos adeptos para o Campeonato Brasileiro, previsto para o mês de outubro, e para a Etapa do Paulista a ser realizada em São Carlos, no mês de Novembro.

O que é o projeto (PROAFA)
O trabalho de Handebol em Cadeira de Rodas é desenvolvido pelo projeto de extensão intitulado “Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas a Pessoas com Deficiências”, promovido pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar, em parceria com a Prefeitura por  meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Implantado em 2006, o projeto tem proporcionado um conjunto de atividades físicas diversificadas voltadas para o atendimento de pessoas com diferentes deficiências, com destaque à equipe de handebol adaptado, cujos treinos são realizados aos sábados, das 8 às 11h, no ginásio de esportes da UFSCar.

A vivência do Handebol em Cadeiras de Rodas não apenas contribui para a reabilitação física dos indivíduos com sequela de lesão medular, poliomielite, e amputações, como auxilia na manutenção da capacidade funcional dos mesmos (desenvolvimento das funções músculoesquelética e cardiorrespiratória). Além disso, por se tratar de uma modalidade coletiva em plena ascensão, é também uma oportunidade de convívio e reintegração social.

(20/08/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos