PROJOVEM: MAIS DE MIL JOVENS ATENDIDOS PDF Imprimir E-mail
PROJOVEM-0-site PROJOVEM-1-site

Ciclo de palestras orienta alunos sobre os cursos do ProJovem Trabalhador

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, realizou nesta quinta-feira (19), no auditório Bento Prado Júnior, do Paço Municipal, um ciclo de palestras para os alunos que frequentam o ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, projeto desenvolvido em parceria com o Governo Federal, via Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Essas palestras têm por objetivo orientar os alunos do ProJovem Trabalhador para a escolha por um dos cursos profissionalizantes que serão ministrados na próxima etapa do programa, já que na primeira etapa todos receberam a qualificação social.

Os palestrantes foram: Mônica de Paula (Esportes e Lazer); Analice Garcia e Audrey Fernandes (Comunicação Social); José Eduardo Araújo – Magrão (Turismo de Hospitalidade); DJ Jeh e MC Ted (Artes e Cultura) e Luciana Carolina Ferreira (Administração).

Henrique da Costa Araújo Neto disse que está gostando muito do ProJovem. Achou muito boa a qualificação social, pelo fato dela dar noções de cidadania, e entende que as palestras são muito importantes para esclarecer os alunos. “Eu já decidi que quero fazer o curso de Esportes e Lazer. Meu irmão trabalha nessa área e me disse que há uma boa perspectiva de contratação de pessoas com essa qualificação”, finalizou Araújo Neto.

Mariana Barbosa, que está desempregada, por ter trabalhado como secretária e com atendimento, revelou que pretende fazer o curso de administração. “É a área que eu gosto de trabalhar, então pretendo me qualificar para voltar ao mercado de trabalho”, disse.

Para Lucas Augusto Vieira Brito, o ProJovem é muito importante, não só pelo fato da qualificação profissional. “Estou gostando do programa porque desperta em você a cidadania. Quero fazer o curso na área de administração, é o meu perfil”, concluiu Brito.

O prefeito Oswaldo Barba, juntamente com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, e dos secretários municipais, Emerson Domingues (Trabalho, Emprego e Renda) e Rosoé Donato (Planejamento) esteve no ciclo de palestras e conversou com os jovens.

Barba saudou a todos, destacando a importância do programa ProJovem Trabalhador na capacitação dos jovens de São Carlos. Ele revelou os investimentos do governo do presidente Lula em programas de qualificação profissional que, só para São Carlos, destinou 1.500 bolsas de estudo.

“Vocês sabem que o apoio do Governo Federal tem sido fundamental para que os municípios implementem políticas para a juventude em todo o Brasil. Aqui em São Carlos não é diferente, graças ao ProJovem Trabalhador vocês estão sendo qualificados e estarão, em breve, preparados para entrar no mercado de trabalho”, concluiu o prefeito.

Saiba mais sobre o Projovem
O ProJovem vai atender 1.118 jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos, com escolaridade até o ensino médio e renda familiar per capta inferior a um salário mínimo, nas áreas de Administração, Arte e Cultura, Beleza e Estética, Comunicação e Marketing Social, Esporte e Lazer, Serviços Domiciliares, Turismo e Hospitalidade.

Esses cursos estão sendo ministrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), das Escolas do Futuro e do Centro da Juventude, com carga horária total de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional, durante 6 meses de capacitação.

Todos os alunos recebem lanche, transporte e uma bolsa de R$ 100,00 (Cem Reais) mensais, por seis meses. O programa determina ainda que, ao final, 30% dos jovens sejam incluídos no mercado formal, seja em emprego formal, estágio, jovem aprendiz ou formas alternativas de geração de renda.

(20/08/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos