BARBA AGRADECE LULA PELOS INVESTIMENTOS EM SC PDF Imprimir E-mail
Barba agradece Lula pelos investimentos em São Carlos

O prefeito Oswaldo Barba esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (19) em Brasília. Barba foi convidado a participar da reunião que o presidente da República fez com os reitores das Universidades Federais devido à sua atuação como presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

Na ocasião, o presidente Lula assinou três decretos e duas medidas provisórias que visam dar maior autonomia às universidades federais do país. As medidas permitem a abertura de créditos suplementares para instituições e seus hospitais universitários, o uso das sobras do orçamento do ano anterior no exercício seguinte e a realização de concursos públicos sem autorização prévia do Poder Executivo, entre outros pontos.

O prefeito Oswaldo Barba aproveitou o encontro com o presidente Lula para lhe entregar a revista de 15 meses de seu governo. “Fiz questão de agradecer ao presidente o apoio que São Carlos tem recebido, sendo que 62% dos investimentos em nossa cidade são do governo federal”, destacou. Também participaram do encontro o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e o ex-reitor, José Rubens Rebelatto, atual diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, responsável pela coordenação dos 47 Hospitais Universitários do país.

Decisões
Os decretos assinados pelo presidente da República regulamentam ainda a assistência estudantil e liberam recursos para o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais. Em relação às Medidas Provisórias (MP), uma estabelece as regras de funcionamento das fundações de apoio às universidades e outra cria a margem de preferência para as compras públicas de produtos e serviços brasileiros. A segunda MP possibilita que essas entidades públicas possam comprar produtos de empresas brasileiras, mesmo que os preços sejam superiores aos oferecidos por uma empresa estrangeira.

“O ministro da Educação, Fernando Haddad, me convidou porque esses assuntos tiveram as tratativas iniciadas na minha gestão à frente da Andifes”, comentou o prefeito Barba. “Algumas dessas reivindicações são históricas e somente um presidente como o Lula para enfrentá-las”, completou.

O presidente Lula afirmou que as medidas assinadas são um direito conquistado pelos reitores. Ele ressaltou a interlocução estabelecida entre o governo e a sociedade: “O governo aprendeu a ouvir. Conseguimos avançar em todos os seguimentos da sociedade organizada. Esse país, para dar certo, precisa sentir o olhar das pessoas e o que elas têm a dizer”, avaliou Lula, ressaltando a iniciativa da Andifes em procurar pelo governo e a articulação estabelecida.

(21/07/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos