PROCON ALERTA: CUIDADO AO COMPRAR DE FOGOS DE ARTIFÍCIO PDF Imprimir E-mail
Em período de festa junina e início da Copa do Mundo de Futebol, não faltam motivos para festejar. Além das danças, brincadeiras, comidas e bebidas, os fogos de artifício também costumam fazer parte das reuniões entre amigos ou família. No entanto, os fogos podem tornar-se atrativos perigosos para algumas pessoas.

Apesar de muito utilizado no país, os fogos de artifício podem causar sérios danos a quem os manuseia. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia de Mão (ABCM), em 70% dos casos de acidente com fogos, a vítima sofre queimaduras. Além disso, existe o problema da fabricação clandestina do produto, que por muitas vezes não utiliza os meios de segurança adequados.

Diante de tantos riscos aos consumidores, vale repensar o uso dos fogos. Mas, quem não abre mão do artefato em suas comemorações, deve ficar muito atento para evitar acidentes. A utilização dos fogos deve ser muito cuidadosa, de preferência, feita por um profissional e nunca por crianças.

A Diretora do Departamento de Defesa do Consumidor de São Carlos (PROCON), Juliana Rossi, destaca a importância de estar atento quanto à compra dos produtos. “Na compra de produtos naturais ou a granel, verifique o peso e a aparência. Quando expostos devem estar protegidos e apresentar informações, por meio de etiquetas, sobre o prazo de validade e procedência. Lembrando que a pesagem deve ser feita na frente do consumidor e a balança deve estar nivelada e conter o selo de aprovação do INMETRO”, ressalta.


Confira algumas dicas para utilizar os fogos de artifício com segurança:
- Compre sempre em lojas credenciadas pelo Corpo de Bombeiros. Evite camelôs ou empresas de “fundo de quintal”. Denuncie aos bombeiros sua existência;
- Verifique as informações obrigatórias na embalagem: instruções de uso, nome correto do fogo de artifício, a data de fabricação e validade, peso, número de registro, responsável técnico e procedência;
- Não solte fogos perto de hospitais, fiações elétricas ou árvores;
- Siga as instruções de uso do fabricante impressas nas embalagens dos produtos;
- Nunca aponte os fogos para pessoas, e, antes de soltá-los, verifique se não há materiais combustíveis nas proximidades..

Para mais informações entre em contato com o PROCON – Avenida São Carlos, 1800, Centro. O atendimento é de segunda-feira, das 9h às 16h.

(17/06/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos