CARTA CAPITAL DESTACA PERFIL INOVADOR DE SC PDF Imprimir E-mail
Revista Carta Capital destaca perfil inovador de São Carlos

Na edição desta semana (26 de maio), a revista CartaCapital, da editora Confiança, traz uma reportagem de três páginas sobre São Carlos, intitulada “A Capital da Inovação”. Segundo a revista, a cidade tornou-se um paraíso tecnológico com duas universidades e modernos centros de pesquisa.

A reportagem começa com o exemplo de sucesso da empresa Nanox, fundada em São Carlos em 2005 por dois ex-estudantes de doutorado em química e que aplica a nanotecnologia à prata. De acordo com a revista, a trajetória da Nanox é o modelo de outras empresas de alta tecnologia do município que surgiram de grupos de pesquisa da USP, UFSCar ou Embrapa.

Em entrevista para a revista, o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, falou da sinergia entre as universidades e os empreendedores.  Como a Rocombole Produções, de ex-alunos do curso de Imagem e Som da UFSCar, que está produzindo o seu primeiro longa-metragem.

O fato de São Carlos ocupar o primeiro lugar no ranking das cidades com mais doutores “por metro quadrado” – 1 a cada 200 habitantes – e possuir dois parques tecnológicos e mais de 150 empresas de base tecnológica em atividades também foram destaque.

A revista mostrou ainda que o município está na terceira gestão de prefeitos ex-reitores da UFSCar: Newton Lima, eleito em 2000 e reeleito em 2004, e Oswaldo Barba. O ex-prefeito falou que a Prefeitura teve 150 projetos saídos das universidades e centros de pesquisa.

A CartaCapital encerra a reportagem comentando sobre a Opto, criada por ex-professores da USP, que fabrica instrumentos ópticos no Brasil, nos Estados Unidos e na Austrália. Além das redes de pesquisa da Embrapa e da nova geração de empresas que está se formando na área aeronáutica após a instalação da Embraer, em Gavião Peixoto, a 40 quilômetros de São Carlos.

A revista
Lançada há 15 anos pelo jornalista Mino Carta, CartaCapital é uma revista semanal de informação com proposta editorial “ancorada naquilo que se considera ser os três fundamentos básicos do bom jornalismo: fidelidade à verdade factual, espírito crítico e fiscalização do poder onde quer que ele se manifeste”.

(25/05/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos