MUSEU TAM PDF Imprimir E-mail
Barba conhece novas instalações do Museu TAM

O prefeito Oswaldo Barba visitou, na manhã desta sexta-feira (21), o Museu TAM e foi recepcionado pelo presidente do museu, João Amaro, que mostrou os últimos preparativos para a reabertura ao público, no dia 13 de junho. O assessor especial de Projetos Especiais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, acompanhou a visita.

O Museu TAM, que já era considerado um dos mais significativos do mundo e o maior mantido por uma empresa aérea na América Latina, está em reforma desde julho de 2008. Ele ganhou novos espaços, como auditório para 300 pessoas, área de acolhimento, lanchonete, toaletes mais modernos, área de turbinas (onde se explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos), espaço moda (que mostra a evolução dos uniformes de companhias aéreas do mundo todo) e o espaço Rolim (que conta a história e trajetória da companhia e de seu fundador, Rolim Amaro).

Os mais atuais recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa. Áudioguides em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) bem como o vídeoguides, para deficientes auditivos, estarão sempre disponíveis.
“É um orgulho para São Carlos ter o Museu TAM, um empreendimento de primeiro mundo e que muito irá contribuir para elevar o nome de nossa cidade”, comentou o prefeito Oswaldo Barba durante a visita.

Acervo
O Museu TAM contará com  70 aeronaves históricas em seu acervo, entre as quais o hidroavião Jahu; o Lockheed Constellation, da Pan Air do Brasil, primeiro a fazer viagens intercontinentais; e o caça alemão Messerschmitt Bf 109, usado na 2ª Guerra Mundial; além de réplicas do 14 Bis e do Demoiselle, construídos por Santos Dumont. Pelo menos 30 delas estão em condições de voo.

Outros destaques serão três aeronaves muito importantes na trajetória da TAM: um Bandeirante (Embraer 110), que voou na frota da companhia na década de 70 até o início da década de 90; um Fokker 100, modelo incorporado à frota da empresa em 1990 e responsável por uma nova era na aviação regional; e o primeiro Fokker 27 da TAM.

Blog do Museu

Enquanto não reabre para visitação, o Museu TAM está acessível via internet. Por meio do blog (www.museutam.com.br), amantes da aviação podem se inteirar das últimas novidades sobre ele, comentar o que leem e encontrar imagens e vídeos relacionados à história do museu e às aeronaves do acervo.

O canal estará no ar até o dia 13 de junho, quando está prevista a reabertura do museu. O site oficial da instituição voltará ao ar na mesma data.“O objetivo do blog é ser um canal de comunicação com os amigos do Museu, além de informar constantemente o público sobre a reforma e sobre outras novidades”, explica João Amaro. (com assessoria de imprensa da TAM)

(21/05/2010)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos