CONTRA VANDALISMO PDF Imprimir E-mail
bonde-vila-nery-sitePrefeitura irá intensificar ações contra vandalismo

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, vem desenvolvendo um trabalho de valorização das áreas públicas e em particular na recuperação do patrimônio do município e sua história. No entanto, alguns locais sofrem com ações de vandalismo.

Dois exemplos ilustram esse problema. Um é o bonde localizado na praça Arcesp, na Vila Nery, um símbolo da história do transporte coletivo na cidade. O Outro exemplo é o chafariz da praça Paulino Carlos, defronte à Catedral, que foi destruído após um processo de restauração. Ambos os patrimônios sofreram e sofrem com a ação de vândalos.

De acordo com a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, a recuperação desses monumentos é uma forma de mantê-los disponibilizá-los para a população. “Em função da destruição e também dos furtos de placas em praças públicas, a Prefeitura agirá no sentido da proteção desses bens, cercando as áreas e monitorando as visitas a esses locais”, explica Ana Lúcia.

Ainda segundo Ana Lúcia, haverá a reposição das placas, mas com materiais que não atraiam o interesse de ladrões. “Essa substituição só será possível graças a um levantamento realizado pela Fundação Pró-Memória no ano de 2003”, informa.

Outra ação que visa proteger os monumentos é a atualização dos dados junto ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Ambiental de São Carlos (COONDEPHASC). “Trancar os monumentos e trocar as placas roubadas é uma reação ao vandalismo, mas não resolve o problema, que é de falta de educação e respeito às áreas públicas”, lamenta a diretora presidente da Fundação.

(19/05/2010)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos