ÍNDIO DA ETNIA XUKURU FAZ PALESTRA NA EMEB DALILA GALLI PDF Imprimir E-mail
A Escola Municipal de Educação Básica “Dalila Galli”, no Jockey Club, realizou no último dia 7 uma palestra sobre os “Povos Indígenas Brasileiros”. O palestrante foi o índio Ednaldo dos Santos, da etnia Xukuru, de Pernambuco, e aluno do 3º ano de Psicologia da UFSCar. O objetivo da palestra foi levar ao conhecimento dos alunos características atuais, históricas, sociais e econômicas das comunidades indígenas brasileiras.

Segundo Ednaldo, no Brasil, há 215 povos indígenas e 180 línguas diferentes. Entretanto, nos Estados do Rio Grande do Norte e do Piauí não existem povos indígenas reconhecidos. 

Ele fez uma abordagem histórica, desde a colonização, e discorreu sobre a realidade atual dos índios ressaltando que, mesmo os que vivem isolados, não sobrevivem apenas da caça e da pesca como muitas pessoas imaginam.
Ednaldo falou ainda como a colonização europeia influenciou e transformou a cultura indígena, lembrando que a maior parte dos índios brasileiros, hoje, vive no Estado do Amazonas.

Através de slides, o palestrante mostrou a serra em que está localizada a comunidade Xukuru, as danças, a escola e o dia-a-dia dos índios de sua etnia.

“Nas comunidades indígenas a experiência dos mais velhos é uma biblioteca viva e seu conhecimento é passado de uma geração para a outra. Algumas aldeias ainda vivem de maneira tradicional, outras já têm casas de alvenaria, costumes do homem branco, participam da política, buscam a maneira moderna para tratar as doenças, frequentam universidades”, disse o palestrante.

No final, abriu-se um espaço para perguntas e os alunos puderam tirar outras dúvidas, como: a escolha do cacique e de sua esposa, os casamentos na tribo, a ocorrência ou não do homossexualismo dentro das comunidades, sobre a escola (a metodologia, o ensino das línguas), se as pessoas saem da aldeia para trabalhar nas cidades, o sistema de bolsa de estudos para os indígenas e sua participação política em pró das comunidades indígenas.

A atividade faz parte do projeto “Curiosidades”, desenvolvido pela professora de História da escola, Solange Trinta, e também está relacionada ao projeto de extensão UFSCar “Estudos em Multiculturalismo”, orientado pela professora Maria Silva Cintra Martins.

(13/05/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos