AUDIÊNCIA PÚBLICA PDF Imprimir E-mail
Audiência Pública discute licenciamento de aterro sanitário

A Prefeitura de São Carlos estará nesta quinta-feira (13), às 17 horas, no auditório da Embrapa – na rua 15 de Novembro – participando de uma audiência pública que irá discutir o licenciamento do novo aterro sanitário. A audiência será conduzida pelo Conselho Estadual de Defesa do Meio Ambiente (Consema) e é uma etapa do processo de licenciamento.

A Prefeitura irá apresentar o estudo de impacto ambiental feito por técnicos da Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento (FIPAI) da USP contratados pela administração municipal. Além dos membros do Conselho Estadual, devem participar da audiência autoridades ligadas à área. Toda a comunidade de São Carlos está convidada a participar.

De acordo com o diretor de Serviços Urbanos da Prefeitura, Paulo Shiroma, o projeto do novo aterro sanitário está em andamento há vários anos. Algumas etapas já foram cumpridas, como a escolha da área, estudo de viabilidade do local, verificação de solo, relevo, fauna e flora, além das questões arqueológicas e habitacionais.

“Esse aterro está projetado para funcionar por aproximadamente 20 anos. É um projeto de longa duração, extensivo por mais 10 anos, com base nas tecnologias disponíveis atualmente”, explica Shiroma. No entanto, segundo o diretor, os estudos apontam que a vida útil do aterro pode ser ampliada. “Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para o acondicionamento de resíduos”, informa. O local do novo aterro fica na rodovia SP 215, que liga São Carlos a Ribeirão Bonito (cerca de 10 quilômetros do município).

(11/05/2010)


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos