NANOARTE PDF Imprimir E-mail
arte-site Cientistas transformam pesquisa em nanoarte

O olhar atento do cientista vai além das respostas para suas pesquisas. É o que mostra o trabalho desenvolvido com nanoarte pelos pesquisadores nos laboratórios da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dois cientistas/artistas da UFSCar e Unesp (Universidade Estadual Paulista) conquistaram o 2º e o 4º lugares, respectivamente, na 4ª edição da exposição online NanoArt 2009, competição organizada pelo professor Cris Orfescu, da Universidade de Nova York.

As imagens das obras de nanoarte são captadas por poderosos microscópios. As obras devem ter imagens que variam de um a 100 nanometros – um nano equivale a um milímetro dividido por um milhão de vezes. Em seguida, os cientistas/artistas colorem essas imagens de acordo com sua sensibilidade.

Os cientistas ainda lançam nesta semana a 6ª edição do CD com imagens produzidas no laboratório de São Carlos. Além das imagens, o material é composto por música clássica, garantindo uma “viagem” para os interessados. “Queremos mostrar as imagens para que as pessoas se interessem pela ciência e também pela música clássica”, explica o professor Elson Longo, um dos coordenadores do trabalho. Cada edição tem em média 30 imagens. “Nossa ideia é reforçar a arte da natureza”, finaliza Longo.

(06/05/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos