FÓRUM NACIONAL DE GESTORES DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SERÁ COORDENADO POR SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Durante a 57ª reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 26 e 27 de abril, São Carlos foi escolhida para coordenar o Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres, que terá como objetivo principal criar um espaço de auto-organização das gestoras, fortalecendo as políticas para as mulheres nos municípios.

A reunião que elegeu São Carlos como a coordenadora do Fórum contou com a participação de outros 50 municípios e com a presença da Ministra Nilcéia Freire da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. “A formação do Fórum é crucial para o desenvolvimento das políticas públicas para as mulheres. É neste espaço que sempre quisemos estar”, comentou a ministra.

No total sete municípios participarão da elaboração do Fórum: São Carlos/SP (coordenação geral), Porto Alegre/RS (organização), Caxias do Maranhão/MA (comunicação), Contagem/MG (relações internacionais), Maringá/PR (assuntos parlamentares), Fortaleza/CE (relações institucionais) e Betim/MG (estrutura).

Para a Chefe da Divisão de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Carlos, Raquel Auxiliadora dos Santos, o município foi escolhido para coordenar o Fórum em virtude de extenso trabalho realizado nessa área. “Iniciamos em 2001 com a criação da Casa Abrigo “Gravelina Teresinha Lemes” e não paramos. Hoje contamos com uma Divisão de Políticas para Mulheres, da qual faz parte o Centro de Referência da Mulher e que tem como objetivo promover assegurar os direitos das mulheres. O Centro articula a Rede de Atendimento à Mulher, cuja finalidade é agregar todos os organismos e instituições que atendem as mulheres vítimas de violência”.

Para a secretária Rose Mendes, de Cidadania e Assistência Social, pasta da qual faz parte a Divisão de Políticas para as Mulheres,  outras ações como a participação no programa Pró-equidade de Gênero, o projeto Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia e o fato de São Carlos ter sido um dos primeiros municípios do estado a prorrogar a licença maternidade de 4 para 6 meses contribuiu para que o município fosse escolhido para coordenar o Fórum. “Todo espaço de debate para discutir a questão da mulher é muito importante”, frisou.

(30/04/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos