MAIS IMÓVEIS PODEM TER ISENÇÃO DE IPTU PDF Imprimir E-mail
Mais imóveis históricos podem ter isenção de IPTU

A Prefeitura de São Carlos ampliou o número de imóveis históricos que poderão ser beneficiados com até isenção total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).  Agora são 80 novas propriedades cadastradas, totalizando 167 edificações no município.  

A lei que amplia o número de imóveis foi aprovada esta semana pela Câmara. As edificações beneficiadas passaram por avaliação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico e Ambiental de São Carlos (Condephasc). A proposta nesta etapa foi priorizar o conjunto de imóveis ao longo da rua Sete de Setembro e no entorno das praças Cel. Salles e da Catedral, na região central do município.

A lei foi criada para incentivar a recuperação dos imóveis históricos, mas não obriga o proprietário a preservar ou manter a edificação. “Em alguns casos, os proprietários pediram que o imóvel fosse analisado pelo Conselho”, explica Ana Lúcia Cerávolo, presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

O engenheiro José Ventura de Medeiros Júnior é um dos proprietários de imóveis históricos, na região central de São Carlos, que recebeu isenção de IPTU. “Isso ajuda a valorizar os imóveis e incentiva os proprietários”, ressalta. “Sempre que o poder público dá um sinal a favor, a população responde”, destaca. O engenheiro explica que a isenção no IPTU o ajudou a investir na propriedade, que tem mais de 100 anos.

Para Medeiros, os reflexos também são verificados nos imóveis vizinhos ao seu. “O ambiente, que estava deteriorado, melhorou”, avalia. “O próximo passo é continuar investindo no imóvel e instalar no saguão de entrada do prédio um painel com fotos antigas”, conclui.

(29/04/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos