PREFEITOS BRASILEIROS DISCUTEM AJUDA AO HAITI PDF Imprimir E-mail
FNP-Florianopolis-0-site FNP-Florianopolis-1-site

Barba lidera reunião em Florianópolis para discutir ajuda a prefeitos haitianos

O prefeito Oswaldo Barba participa da 57ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece em Florianópolis. A distribuição dos royalties do petróleo, PAC 2, aplicação da Lei da Transparência e a cooperação dos municípios brasileiros com as cidades haitianas estão sendo os destaques do Encontro, que começou nesta segunda e termina nesta terça-feira (27).

No início da tarde desta segunda, o prefeito Oswaldo Barba coordenou a mesa que tratou da cooperação das cidades brasileiras com as cidades haitianas e homenageou a senhora Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, e que morreu em missão ao Haiti em janeiro.

Zilda Arns foi representada por sua sobrinha, Lilian Arns Topanoti, que é coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança de Criciúma (SC). Também participaram da mesa Joaquim Neto, Gerente do Programa Brasil – Haiti da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Hon. Moise Pierre Charles, Prefeito de Fort Liberte, e Presidente da FENAHM – Federação Nacional de Prefeitos Haitianos, Hon. Jean Simon Thony, Prefeito de St Louis Du Sud, e Presidente da NLCHM – Conferência Nacional dos Prefeitos Haitianos, Mr. Joseph G. "Billy" Louis, da Direção Nacional de Conferência de Prefeitos haitianos.

Os participantes puderam ouvir o relato dos convidados haitianos sobre a situação em que o país vive após a catástrofe de janeiro deste ano que matou milhares de pessoas e destruiu cidades inteiras. Após os relatos, os prefeitos brasileiros fizeram sugestões e proposta de como ajudar o país. “Um dos objetivos é que cidades brasileiras colaborem com cidades haitianas do mesmo porte”, observou o prefeito Barba. Segundo ele, a ajuda do governo brasileiro ao Haiti é extremamente reconhecida pelos haitianos.

“No entanto, a Frente Nacional de Prefeitos está buscando participar ativamente da reconstrução das cidades haitianas. Para isso está articulando uma rede de municípios brasileiros interessados e disponíveis em colaborar na elaboração de um Plano de Ação de médio e longo prazo”, salientou.

Programação
Durante o Encontro os prefeitos assinarão um “Acordo de Cooperação” com a Associação Nacional dos Municípios Italianos (ANCI). Na presença do diretor de Desenvolvimento Internacional da rede Mayors for Peace, Pol DHuyvetter, os líderes municipais também aderirão à rede “Prefeitos pela Paz”, em consonância com o posicionamento brasileiro sobre armamento nuclear.

A programação da 57ª Reunião Geral da FNP inclui, ainda, sete reuniões de fóruns de secretários e dirigentes municipais. Serão realizadas discussões sobre temas como a remissão de dívidas da extinta Rede Ferroviária Federal; políticas para as mulheres em âmbito federal; criação do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (rede internacional Metrópoles), reunião do Grupo de Capitais e Grandes Cidades do Ministério da Educação, entre outros.

(27/04/2010)


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos